Tecnologia ajuda carro a rebocar um trem de 100 toneladas

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia ajuda carro a rebocar um trem de 100 toneladas

O Discovery Sport, novo SUV da Land Rover, tem força de sobra. Para provar isso, a montadora simplesmente rebocou três vagões de trem, com peso total de 100 toneladas, por um trajeto de 10 quilômetros na Suíça.

No mercado, a capacidade certificada de reboque é de 2,5 toneladas. Porém, a Land Rover quis mostrar que o carro aguenta uma barra muito mais pesada. Cem toneladas totalizam 60 vezes a massa total do próprio veículo.

O Discovery Sport tem um motor de 180 cv Ingenium diesel com torque de 430 Nm. Para garantir a potência, a montadora incluiu as tecnologias Tow Assist, Tow Hitch Assist e All Terrain Progress Control — uma tecnologia semiautônoma de direção off road que gerencia automaticamente as forças de motor e frenagem durante a superação de um obstáculo, acionada por meio de um botão.

Abaixo, você vê o vídeo do Discovery Sport rebocando as 100 toneladas.

Além do motor potente, ele conta com um sistema de câmbio automático ZF de nove velocidades e o sistema Terrain Response, para gerar mais tração. “A capacidade de reboque está no DNA da Land Rover e o Discovery Sport não foge à esta regra. Ao longo dos anos a empresa introduziu no mercado tecnologias que facilitam muito a vida dos nossos clientes quando o assunto é reboque. Eu passei a maior parte da minha carreira percorrendo lugares de condições bastante desafiadoras ao redor do mundo testando Land Rovers e posso assegurar que este é o mais extremo teste de reboque que eu já vi”, comentou Karl Richards, engenheiro-chefe da companhia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.