Empresa cria a primeira Ferrari totalmente movida a eletricidade [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Empresa cria a primeira Ferrari totalmente movida a eletricidade [vídeo]

Com a popularidade dos veículos elétricos, até mesmo empresas de carros de luxo, como BMW e Porsche, passaram a demonstrar interesse nessa tecnologia. A Ferrari, por outro lado, permanece terminantemente oposta à possibilidade de abraçar bólidos movidos a eletricidade – o presidente da empresa, Sergio Marchionne, chegou a falar que um automóvel da fabricante sem um motor de combustão seria “um conceito quase obsceno” que jamais será contemplado.

No entanto, o fato de a companhia não entrar na onda não significa que o sonho de vermos uma Ferrari elétrica nunca será uma realidade. O time de uma firma chamada Electric GT recentemente encontrou uma Ferrari 308 GTS de 1978 que havia sido considerada perda total após pegar fogo e estava destinada a ir para o ferro-velho. Aproveitando a oportunidade, a equipe resgatou o veículo sucateado e pôs as mãos na massa.

Supermáquina elétrica

“Por obra do destino, a estrutura tubular, o design central de corrida e a construção da 308 GTS são ideais para lidar com a força e o torque seriamente aumentados da conversão para um drive elétrico”, explicou a Electric GT em seu site. Jogando fora o motor V8 original da Ferrari, o time equipou o carro com três motores elétricos que seriam capazes de gerar 447 metros-Newton de torque, 275 cavalos de potência elétrica e o equivalente a 415 cavalos de potência de gasolina.

Enviando energia para esses motores estão 48 células de bateria de íons de lítio com 180 amperes-hora cada, somando-se para chegar a 28,5 kWh de capacidade e 158 volts. Com essa quantidade de força, o veículo de 1.519 kg – 45 kg a mais do que a versão original – consegue rodar entre 128 e 161 km antes de precisar parar para recarregar.

Ferrari 308 GTS antes e depois da recuperação feita pela equipe da Electric GT

Para atingir o torque desejado com segurança, a empresa usou também uma caixa de câmbio Porsche G50 de 5 velocidades. O resultado final foi a criação da Ferrari mais silenciosa e menos poluente do mundo, que pode ser vista em ação no vídeo no começo desta matéria.

Além da Ferrari da Electric GT, que carro você gostaria de ver transformado em um veículo totalmente elétrico? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.