Novo sistema da Ford facilita manobras de ré em picapes com trailer

1 min de leitura
Imagem de: Novo sistema da Ford facilita manobras de ré em picapes com trailer

A Ford recentemente apresentou nos Estados Unidos um sistema de câmeras de ré multiangulares feito para facilitar a vida dos motoristas na hora de fazer manobras em veículos com trailers engatados. Disponível para os veículos da série F Super Duty, voltados para serviços pesados, esse equipamento inteligente serve como um recurso de segurança para os consumidores que costumam usar reboques tanto para o trabalho quanto para o lazer.

Com o novo assistente, torna-se possível enxergar de vários ângulos o ambiente em volta do veículo durante a condução. Das sete câmeras presentes na picape, três são usadas para ajudar na ré. Instalada na traseira do carro, uma delas serve para monitorar o movimento do reboque durante o engate, enquanto as outras duas, nos retrovisores, acompanham as manobras.

Três das câmeras restantes incluem uma para enxergar atrás do trailer, outra para visão à frente do veículo e a terceira para o sistema de manutenção na faixa. Por fim, o aparelho restante permite enxergar o interior da caçamba e conta com uma linha guia dinâmica, algo especialmente útil para o engate de reboques com quinta roda.

Prevenindo problemas

O assistente de ré para trailers é um dos recursos exclusivos da linha Super Duty da Ford e inclui um gráfico colorido na tela do painel, do tipo “olho de pássaro”, que representa a picape e o trailer. Nele, indicadores em amarelo ou vermelho mostram se o ângulo do reboque está muito estreito e se há o risco de travamento em “L”, algo que, caso não seja evitado, pode dar trabalho considerável para o motorista.

O que você achou do sistema de assistência de ré da Ford para picapes com trailer? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.