menu
Logo TecMundo
Transportes

Adeus, sinaleiros: MIT trabalha em tecnologia que vai aposentar semáforos

Por meio de sensores e interpretações sobre as vias que compõem um determinado trajeto, os veículos seriam capazes de passar por cruzamentos sem que nenhuma parada tivesse de ser feita

schedule21/03/2016, às 08:31

Pesquisadores do City Lab, um dos departamentos do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT), estão desenvolvendo um sistema cuja proposta é aposentar de uma vez por todas os semáforos. Sob o nome de DriveWave, o projeto consiste na interação inteligente entre carros não necessariamente autônomos: por meio de sensores e interpretações sobre as vias que compõem um trajeto, os veículos seriam capazes de passar por cruzamentos sem que nenhuma parada tivesse de ser feita.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

“Você não vai ter de esperar 20 anos por uma tecnologia assim. Não precisamos de carros autônomos. Na verdade, é muito mais simples”, comenta Paolo Santi, cientista do Ambient Mobility Lab, segundo informa o PLoS One Journal. Grosso modo, apenas um método de comunicação entre veículo e cruzamento teria de ser desenvolvido: o sistema, então, determinaria a direção pela qual os automóveis seguem e os manteria numa linha reta, junto de um grupo de carros.

Por fim, um limite de velocidade seria estabelecido a cada agrupamento, o que, em teoria, possibilitaria a passagem direta dos automotores, sem parada, por cruzamentos.

'Do ponto de vista tecnológico, não há grandes empecilhos para a implementação desta ideia', frisa o pesquisador

O fator humano

Conforme observa Santi, o fator humano poderia ainda se constituir como um problema num ambiente governado por sistemas inteligentes de direção. É que o motorista estaria sob o comando do veículo, e a trajetória traçada pelo sistema estaria suscetível a comprometimentos a partir, por exemplo, de uma simples mudança de pista ou de velocidade máxima estabelecida previamente.

A travessia de pedestres é outro obstáculo capaz de acometer o DriveWave – passarelas ou, quiçá, corredores subterrâneos teriam de ser construídos para que as pessoas pudessem atravessar as ruas de modo seguro. A equipe do MIT trabalha atualmente com “algumas cidades” a fim de implementar o projeto; não se sabe, porém, quais centros urbanos poderão ser agraciados pela nova tecnologia.

...

Quais tecnologias capazes de facilitar a vida dos motoristas serão implantadas no futuro? Comente no Fórum do TecMundo