Energous: carregador sem fio opera a até 5 metros de distância de gadgets

1 min de leitura
Imagem de: Energous: carregador sem fio opera a até 5 metros de distância de gadgets
Imagem: Energous

A companhia Energous demonstrou durante a CES 2015 uma tecnologia que é capaz de carregar celulares e dispositivos vestíveis, como smartwatches, que estejam a até 6 metros de distância de um roteador.

A plataforma WattUp foi apresentada oficialmente em 2014 e tem o uso residencial como foco. Ela consiste em uma espécie de roteador que pode ser acoplado a uma parede ou posicionado em uma mesa. Após identificar os aparelhos via Bluetooth de baixo consumo, o transmissor conecta-se aos dispositivos e inicia a recarga.

Funcionando "que nem WiFi", de acordo com a fabricante responsável, o roteador é mesmo fácil de ser explicado. Em resumo, a energia é enviada do transmissor WattUp para o dispositivo receptor, configurado a partir de uma radiofrequência. O sinal é convertido em energia e até 12 aparelhos podem ser ligado simultaneamente à plataforma.

Todo o processo é controlado por um aplicativo instalado nos gadgets que receberão a energia sem fio — e, por ele, é possível também selecionar quais aparelhos podem mesmo receber a recarga e até controlar a potência dos sinais enviados. Ao contrário de tecnologias, ela permite ainda que você continue navegando e até receba ou realize ligações durante o carregamento.

A Energous ainda testa a tecnologia e espera lançá-la comercialmente em 2016.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.