Por mais interessante que sejam os carregadores sem fio da atualidade, poucos deles acabam sendo uma solução realmente eficiente em comparação aos seus irmãos com fio por um único motivo: o tempo de carga dos carregadores wireless é muito maior. Uma empresa chamada Freescale pretende mudar isso, no entanto, com uma mudança simples nesses dispositivos.

E qual seria a solução encontrada por eles? Eles desenvolveram um método de carregamento que gera uma potência de 15 W – em comparação aos 5 W dos outros carregadores do mercado, a técnica é três vezes mais potente.

De acordo com a Freescale, isso faz uma diferença e tanto para todo o processo: a bateria de um tablet de 4.000 mAh, por exemplo, levaria oito horas para ser carregada com um carregador sem fio comum. Já com a solução da empresa, isso seria reduzido para “apenas algumas horas”.

Usos e limitações

Considerando que o sistema pode ser usado em praticamente qualquer aparelho móvel, de celulares e tablets a equipamentos pesados e até dispositivos médicos, há um potencial e tanto para seus usos. Mais ainda visto que a proposta deles funciona normalmente com o padrão Qi, tão difundido no mercado.

Utilizar a proposta da Freescale não é tão simples assim, no entanto. É preciso alterar tanto os chips de recepção quanto de transmissão presentes no carregador e no dispositivo a ser carregado, o que quer dizer que ainda pode demorar um bocado para vermos o sistema sendo difundido no mercado – ainda mais considerando que a tecnologia deve ser disponibilizada apenas no primeiro trimestre de 2015. Resta esperar e torcer que o sistema faça sucesso.

Cupons de desconto TecMundo: