Primeira companhia a anunciar produtos com suporte ao sistema de integração e navegação Apple CarPlay, a Pioneer já possui cinco receptores com atualizações que possibilitam o uso do serviço. Se você está curioso para saber como isso funciona, é só dar uma olhada nos vídeos que ilustram esta notícia, todos feitos Josh Carr, da empresa de reparos em tecnologia Fix Denver.

Carr mostra, em um clipe dividido em quatro partes, como é instalar e configurar o CarPlay, além de usar aplicativos, mapas e o sistema de GPS no veículo. O receptor escolhido é o Pioneer AVH-4000NEX, que custa lá fora cerca de US$ 700 (ou R$ 1.660).

Os dois primeiros vídeos do "iOS para carros" são mais explicativos sobre a instalação do módulo — por isso, se o seu interesse for apenas o funcionamento do sistema, pule direto para a segunda metade. 

O primeiro fala da criação do drive USB, que envolve entrar no site da Pioneer e baixar a atualização 1.06 de firmware. Ela deve ser colocada em forma de boot em um pendrive (recomenda-se o uso do Disk Utility, do Mac OS X), posteriormente plugado no receptor. A instalação é rápida e aparentemente intuitiva.

Os apps

No terceiro vídeo, começa a demonstração propriamente dita. O ícone "Phone" funciona por comandos de voz (ou seja, a boa e velha Siri) e apresenta toda a sua agenda de contatos, permitindo que você realize e receba chamadas — há até um teclado virtual.

Há também o aplicativo "Music", com uma interface intuitiva e o sistema Genius, que lê a sua playlist e sabe exatamente o que você quer escutar. As mensagens também aparecem e a Siri pode enviar recados via comandos de voz. O "NX" é da própria Pioneer

Mapas e GPS

No quarto e último segmento da demonstração, o mapa aparece no painel. O tamanho da imagem parece adequado e a navegação parece fácil de ser utilizada, assim como outros sistemas de GPS, com instruções de voz e avisos visuais.

Vale lembrar que, para que o CarPlay funcione, o carro precisa estar ligado e com o freio de mão puxado — uma boa medida de segurança para que o motorista não se distraia mexendo no painel.

Cupons de desconto TecMundo: