SOPA é uma lei de velhos, diz Wikipédia

1 min de leitura
Imagem de: SOPA é uma lei de velhos, diz Wikipédia

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)Kul Wadhwa é diretor-gerente da Wikimedia Foundation, a empresa por trás da Wikipédia e várias outras ferramentas colaborativas. Hoje, aqui na Campus Party Brasil 2012, ele subiu ao palco principal para falar sobre as motivações que o levaram até um dos maiores serviços online de colaboração do mundo. Mas o que todos queriam saber era sobre as leis SOPA, PIPA e ACTA, que têm sido foco de discussão há vários meses.

Por essa razão, os assentos disponíveis em sua coletiva de imprensa foram bastante disputados. Felizmente, a equipe do Tecmundo chegou cedo na sala Campus Business e conseguiu um lugar para conversar com Wadhwa. Disposto a responder todas as perguntas dos repórteres, ele foi enfático em suas colocações. Quando perguntado sobre as leis de direitos autorais, respondeu: "SOPA é uma lei de velhos".

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para ele, SOPA, PIPA e ACTA são leis que "representam ideias velhas de pessoas velhas que ainda pensam em coisas velhas". Wadhwa afirma que o mundo está mudando muito e que, em breve, as empresas vão precisar entender que pessoas valem mais do que conteúdos para sobreviverem no mercado.

Wadhwa também lembrou do blackout que alguns websites realizaram para protestar contra as leis que seriam votadas. A Wikipédia realizou o "apagão" e os seus usuários acompanharam o processo. Já outros sites fizeram o caminho inverso; só agiram porque as pessoas exigiram isso. O diretor da Wikimedia acha isso bom, pois as pessoas “têm que agir”, não apenas esperar que "coisas  boas aconteçam".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.