Wikipedia quer ampliar participação no Brasil e estuda colaboração com o governo

1 min de leitura
Imagem de: Wikipedia quer ampliar participação no Brasil e estuda colaboração com o governo

Kul Wadha:

A Wikipedia está em negociações com a Telefônica para firmar uma parceria de desenvolvimento de novos aplicativos e ferramentas, inclusive serviços móveis. Além disso, a fundação pretende expandir as suas ações no Brasil e na Índia, formando uma base maior de colaboradores.

As informações foram reveladas por Kul Wadha, diretor da Wikimedia Foundation que, de passagem pela Campus Party Brasil 2011 para uma palestra sobre a empresa, falou com a imprensa sobre os planos futuros da Wikipedia.

“A inovação está surgindo a partir do trabalho com colaboradores de diversos lugares. Isso também acontece na Wikipedia”, destacou Wadha. A expansão no Brasil deve vir em breve e o executivo não descarta a abertura de um escritório no país.

“Precisamos primeiro entender o comportamento online do brasileiro para depois descobrir como podemos convencê-los a se tornarem colaboradores “. Na próxima semana, Washa também se reúne com ministros em Brasília para debater forma de colaboração entre a Wikipedia e o Estado.

Situação atual

Na última campanha de arrecadação de fundos, realizada pela empresa no final do ano passado, a Wikipedia angariou mais de US$ 16 milhões em donativos. Atualmente com 65 funcionários, a empresa investe o dinheiro na manutenção do serviço e no apoio a alguns programas de pesquisa em universidades.

“A Wikipedia deve inaugurar também um novo data center, na Costa Oeste dos EUA, ainda no primeiro semestre. O serviço hoje possui entre 8 e 10 TB de informação hospedada em seus servidores”, explicou.

A aposta para o desenvolvimento é focar em uma estratégia segura de crescimento. “Temos em mente que no futuro precisaremos armazenar mais dados como imagens e vídeos e devemos estar preparados para isso”, finalizou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.