Em meados do ano passado, a Mercedes-Benz revelou uma versão primária com design extremamente disfarçado de seu primeiro caminhão elétrico de grande porte, o Urban eTruck. Agora, com uma roupagem extremamente mais digna do nome, o grandão está pronto para circular pelas ruas da Alemanha com seus três módulos de baterias de íons de lítio com alcance médio de aproximadamente 200 km – o suficiente para um dia de entregas urbanas.

Enquanto o estilo no passado seguia muito a linha do que já vemos nos caminhões atuais, o visual final do Urban eTruck é bem mais futurista. Os faróis de LED são fininhos e o revestimento reforçado ao longo de toda a lateral garante a eficiência necessária para transportar até 12.700 kg de carga sem problemas. No interior, a coluna de condução é montada verticalmente e algumas telas se espalham pelo painel.

Começando em marcha lenta

O novo caminhão ainda não está disponível para compra de todos, já que a Mercedes anunciou que seus planos iniciais envolvem a entrega de uma quantidade pequena da novidade, na casa dos dois dígitos, para clientes alemães – e eventualmente se expandindo para o resto da Europa. O eTruck chegará em dois tamanhos, 18 toneladas e 25 toneladas, e será oferecido em configurações com refrigeração, dry box e plataforma.

Os primeiros proprietários do caminhão vão poder utilizá-lo livremente por 12 meses, carregando-o na tomada como qualquer outro veículo totalmente elétrico. A fabricante vai coletar os dados do programa piloto e usá-los para otimizar ainda mais o Urban eTruck. O objetivo é fazer as devidas melhorias e se preparar para um lançamento propriamente dito antes de 2020.