Aplicativo para iPhone é capaz de reproduzir o efeito Bullet Time de Matrix

1 min de leitura
Imagem de: Aplicativo para iPhone é capaz de reproduzir o efeito Bullet Time de Matrix

A cena em que Neo desvia das balas em Matrix é uma das mais famosas do cinema. O movimento acrobático acompanhado por uma câmera em slow motion em movimento de 360º cria um efeito muito legal, chamado Bullet Time.

Geralmente, este tipo de cena é feito com várias câmeras avançadas alinhadas uma do lado da outra. Elas capturam cada movimento do objeto no centro criando este famoso efeito.

Previsão de lançamento

Tudo isso é algo realmente caro e difícil de fazer. Até agora... Isso porque o pesquisador Yan Wong da Universidade de Colombia disse ser capaz de levar a complicada técnica para um aplicativo mobile.

De acordo com seu relatório, publicado no dia 4 de julho, o aplicativo que se chama CamSwarm exige apenas conexão Wi-Fi e alguns aparelhos diferentes. O app é capaz de coordenar todos os dispositivos, conectando todas as câmeras e enviando os comandos para realizar a captura simultaneamente.

A imagem abaixo mostra como a ferramenta funciona, alinhando todos os aparelhos em proximidade para maximizar o efeito. Seu funcionamento consiste em reunir um grupo de pessoas, sincronizar os dispositivos, apontar para o alvo e deixar que o CamSwarm faça o resto.

Apesar de Wong e sua equipe terem testado o aplicativo em um iPhone, a ferramenta ainda não está disponível para download. Mas, quando chegar, com toda certeza será um marco para os cinegrafistas amadores.

Enquanto o aplicativo não chega, quem quiser utilizar o efeito vai precisar desembolsar uma boa grana ou investir em técnicas de gambiarras. Clicando aqui você confere um vídeo no qual o engenheiro Mark Robber capturou uma cena de Bullet Time usando apenas uma GoPro e um motor de ventilador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.