Veja em câmera lenta o funcionamento delicado de uma máquina fotográfica

1 min de leitura
Imagem de: Veja em câmera lenta o funcionamento delicado de uma máquina fotográfica
Imagem: YouTube/The Slow Mo Guys

Você sabe como funciona uma câmera DSLR (digital single-lens reflex)? Assim como muitos outros equipamentos, este tipo de máquina fotográfica possui um mecanismo peculiar para capturar imagens e nos mostrar o que estamos vendo.

O diferencial do DSLR é que a fotografia capturada é exatamente o que enxergamos pelo visor do equipamento, através de pequenos espelhos que refletem a imagem ao visor. Outros modelos utilizam uma lente separada que aproxima o resultado do que vemos ao que é fotografado. Mas como isso funciona na prática? Como o mecanismo se comporta ao tirarmos uma foto?

Com o objetivo de demonstrar visualmente como tudo isso acontece, o canal do YouTube “The Slow Mo Guys” gravou todas as funcionalidades de uma máquina fotográfica em câmera lenta. A velocidade reduzida do vídeo nos ajuda a entender como os processos mecânicos se comportam de uma forma bem didática. Confira o vídeo abaixo:

Para entender, somente em câmera lenta

Podemos observar na gravação que o espelho responsável por gerar a imagem que observamos no visor é rapidamente retraído, dando espaço para os sensores do equipamento capturarem a fotografia.

Além da tecnologia DSLR, a filmagem demonstrou também a função do obturador em diferentes velocidades durante a captura de uma imagem. Devido à rapidez do funcionamento da câmera, só conseguimos ver calmamente o que acontece com uma gravação de 10 mil frames por segundo.

É impressionante observar de perto o funcionamento mecânico de um equipamento cotidiano como este. Se você não conhecia a estrutura por trás de uma máquina fotográfica, o vídeo acima com certeza demonstrou muito bem, não?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.