Ilustração do projeto

Fonte: site oficial do MIT

Um projeto de câmera fotográfica deve viabilizar uma técnica que antes seria abordada apenas em filmes. Trata-se de um aparelho que permitiria a captura de locais e objetos que estejam localizados em um ponto-cego.

O produto envia raios de luz (emitidos por um laser especial) para locais onde não há visibilidade. Os feixes de luz demoram certo tempo para chegar até o local e ainda mais para retornar à câmera.

Com o tempo utilizado para ida e volta, a câmera calcula o atraso que cada pixel teve para chegar ao dispositivo. Em seguida, o sistema interno do aparelho processa as informações e cria a imagem tridimensional.

O projeto é conhecido por “femtosecond transient imaging system” e está sendo desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (o famoso MIT).

Não há previsões para um produto comercializável, porém o projeto tem grandes expectativas de sucesso e pode ter aplicabilidade em diversas situações — a instalação de uma câmera dessas em um carro pode evitar acidentes no trânsito.

Cupons de desconto TecMundo: