KaleidoCamera: muitos pontos focais e espectros em um único disparo

1 min de leitura
Imagem de: KaleidoCamera: muitos pontos focais e espectros em um único disparo

Um grupo de pesquisadores alemães acabou de publicar um vídeo que mostra uma tecnologia impressionante. Trata-se da KaleidoCamera, uma câmera que pode capturar diferentes faixas espectrais, ângulos e focos das imagens, gerando um arquivo de fácil pós-processamento para facilitar a vida dos fotógrafos. O projeto surgiu na Saarland University, em Saarbrücken (Alemanha).

Como você pode ver no vídeo que abre esta notícia, em apenas um acionamento do obturador é possível registrar elementos em diversas situações — em relação ao ângulo dos objetos e da própria câmera. Isso permite que os fotógrafos escolham exatamente qual será o principal ponto focal das fotografias capturadas, além de poder escolher diferentes formas de absorção das cores presentes nos objetos que estão sendo fotografados.

(Fonte da imagem: Reprodução/Saarland)

Alguns veículos da imprensa internacional estão chamando a KaleidoCamera de “evolução da Lytro” — uma câmera que promete funções similares, mas limitadas aos pontos focais das fotos. A tecnologia da Saarland University será apresentada oficialmente durante a conferência Siggraph, que acontece em Anaheim (Califórnia, EUA) durante a próxima semana. Ainda não há previsão de chegada da KaleidoCamera ao mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.