No anúncio de venda de uma câmera digital, o primeiro aspecto que aparece — sempre com muito destaque — é o número de megapixels do aparelho. No entanto, esse não deve ser um fator decisivo para a sua compra.

O Tecmundo selecionou algumas dicas que podem ajudar você a escolher o melhor tipo de câmera para seu perfil, de acordo com utilização, preço, praticidade e qualidade de imagem. Confira tudo que você precisa saber antes de adquirir uma câmera digital.

Megapixel x Sensor

Como já explicamos em artigos aqui do Tecmundo, um alto número de megapixels não significa uma imagem com qualidade — veja em: Mais megapixels significa maior qualidade de imagem? e Mitos e verdades sobre megapixels.

Sendo assim, é o tamanho do sensor que realmente vai ajudar você a definir qual câmera comprar. Em aparelhos menores e mais compactos, o sensor não tem alta capacidade de captar a luz e transformar em imagem.

Nikon 1 J1 (Fonte da imagem: Divukgação/Nikon)

Dessa forma, ele acaba sendo responsável pela criação de ruídos na foto quando tenta trabalhar com muitos megapixels. Então, nossa primeira dica é: veja amostras de imagem antes de comprar sua câmera.

Pesquise na internet ou vá até a loja, tire fotos e veja o resultado no computador. Isso vale para todo o tipo de câmera, seja do mais simples, em smartphones, até aquele mais sofisticado, com lentes intercambiáveis.

Só assim será possível visualizar a real qualidade de imagem, descartando de vez o mito de que, quanto mais megapixels, melhor é a câmera fotográfica digital. Nesse quesito, câmeras maiores saem em vantagem. Mas também é possível encontrar boas câmeras compactas com excelente qualidade de imagem.

Lentes: zoom, macro e possibilidades

Outro fator muito importante para a maioria das pessoas que buscam por uma câmera fotográfica é o zoom. Nas digitais, existem dois tipos de aproximação: a real e a digital. Isso significa que existe um zoom falso, que nada mais é que a aproximação da própria imagem.

Nós explicamos: o zoom real tem um limite. A partir daí, a câmera utiliza o zoom digital, que é a aproximação da imagem sobre o limite do zoom real. Ou seja, é a mesma coisa que você colocar o arquivo em seu computador, utilizar o zoom e recortar a foto para obter uma imagem mais aproximada.

Fujifilm FinePix HS20 (Fonte da imagem: Divulgação/FujiFilm)

Então, não se deixe enganar quando o vendedor disser que a câmera tem um zoom de 100x, pois isso pode ser apenas o zoom digital. O ideal é testar a câmera e verificar qual é a real capacidade de aproximação. Quando é acionado, o zoom (na maioria dos casos) aparece em uma barra dividida no display da câmera. E através dela é possível visualizar a diferença entre o zoom real e o digital.

Já para as câmeras com lentes intercambiáveis (DSLR ou mirrorless, com padrão 4/3), fique atento ao fato de que será necessário comprar mais lentes — e, portanto, investir mais dinheiro — para conseguir a amplitude focal de uma câmera compacta. Normalmente, essas câmeras vêm com uma lente-padrão de 18-55 mm.

Outro detalhe para observar na lente da câmera é a possibilidade de fotografar com modo macro. Essa opção garante que você possa focar objetos menores — usualmente simbolizada por uma flor. Para quem leva a fotografia como um hobby, essa função é essencial.

AF-S VR Zoom Nikkor (Fonte da imagem: Divukgação/Nikon)

Além disso, observe as possibilidades que a câmera lhe oferece — seja ela uma câmera das linhas semi e profissional ou um aparelho mais simples.  Muitas delas oferecem a possibilidade de adquirir acessórios que transformam a lente, com funções macro, teleobjetiva, olho de peixe ou grande angular.

É preciso verificar também o preço e a disponibilidade desses acessórios. Assim, você evita surpresas desagradáveis com alto custo do produto ou impossibilidade de compra no Brasil. Tudo isso pode deixar sua câmera ainda mais divertida e interessante.

ISO: capacidade de captar imagens com pouca iluminação

O ISO é mais um fator determinante para a qualidade da imagem. No entanto, ele também pode trabalhar a favor de quem prefere fotografar sem flash. Resumidamente: quanto mais alto o ISO, maior a capacidade do sensor de captar a luz e transformar em imagem — mesmo em ambientes escuros. Ou seja, quanto maior a variação do ISO na câmera, melhor.

(Fonte da imagem: Thinkstock)

O ISO também é um dos responsáveis pela criação de ruído na imagem. Quando ele está muito alto, o sensor precisa trabalhar mais para produzir a imagem, o que acaba gerando calor — que é o responsável pela diminuição na qualidade da imagem.

Mesmo assim, esse é outro fator que pode ser observado por você antes da compra, verificando qual o ISO máximo de sua câmera e se ela produz imagens com qualidade aceitável e pouca iluminação.

Flash: a importância da luz artificial

O flash é um dos fatores mais importantes na hora de optar por uma câmera digital. A primeira coisa que você precisa descobrir é a potência da iluminação artificial que o aparelho oferece. Não adianta comprar uma câmera excelente, mas com um flash muito ruim, pois isso só vai gerar irritação quando você obtiver uma série de imagens sem qualidade e com olhos vermelhos.

Flash SB 900 AF Speedlight (Fonte da imagem: Divukgação/Nikon)

Outro detalhe a ser observado é a possibilidade de acoplar um flash à câmera — opção presente em todas as DSRLs e na maioria das câmeras sem espelho, mas com lentes intercambiáveis (mirrorless). Pesquise o preço do acessório, disponibilidade e qualidade das opções que você pode comprar. Dessa forma, é possível ter uma câmera mais completa que pode ser utilizada em qualquer situação.

Consumo de energia

A câmera que você pretende comprar funciona com baterias ou pilhas recarregáveis? Esta é outra pergunta essencial. É preciso pesar as duas possibilidades. Pilhas são itens mais fáceis de encontrar para compra em qualquer lugar no qual você esteja.

Por outro lado, baterias podem durar muito mais, com carga e vida útil maior. Portanto, se puder, o ideal é comprar uma bateria extra. Mas é sempre bom pesquisar e tentar fugir das câmeras que consomem energia demais.

Tamanho

Qual é a finalidade de sua câmera? Se você deseja comprar um aparelho para viajar e levar para todos os cantos, o ideal é buscar por uma câmera digital compacta que tenha qualidade, no estilo da Panasonic LUMIX - DMC-G1KPP-K.

Um aparelho profissional ou semiprofissional DSLR pode fazer maravilhas, é verdade. Mas é preciso pensar que esse é um tipo de equipamento muito maior, mais pesado e que pode chamar bastante atenção para o turista que está fotografando tudo o que vê.

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Além disso, você precisa carregar lentes e flash à parte, e não pode usar uma bolsa sem proteção se não quiser prejudicar sua câmera — o mesmo vale para câmeras da linha NEX, da Sony. Por esse motivo, é importante balancear tamanho e qualidade do equipamento, para não acabar com uma câmera grande demais para usar por aí.

Design: possibilidades e fragilidade

O design da câmera é outra característica que deve ser observada. É claro que buscamos por um produto bonito, mas não é só isso o que importa. Um detalhe interessante, que pode ser encontrado até mesmo em câmeras digitais pequenas, é o visor retrátil.

Mais do que possa parecer, ele é muito útil para captar imagens, e é um item indispensável para aqueles que levam a fotografia como um hobby. Se você puder optar por uma câmera com essa característica, certamente vai fazer uso dela.

Canon PowerShot G12 (Fonte da imagem: Divulgação/Canon)

Além disso, também é preciso observar a qualidade do material que envolve a câmera. Aparelhos feitos de um material muito frágil não são indicados, pois câmeras digitais são levadas de um lado para o outro e precisam ser resistentes a batidas e quedas.

Obviamente, temos que ter cuidado com nossa câmera em qualquer lugar, não deixando que ela caia ou que entre em contato com líquidos e poeira. Mas essas situações nem sempre podem ser evitadas e, por esse motivo, é melhor optar por um aparelho com boa carcaça.

E não se esqueça: um bom estojo é fundamental! A melhor opção é comprá-lo junto com a câmera digital, garantindo que ele sirva perfeitamente no aparelho e ainda podendo pedir um desconto na loja na hora do pagamento.

Opções para fotografar

Uma câmera com poucas opções de foto pode limitar muito a sua diversão. Na hora de escolher, verifique se o aparelho digital oferece modos de retrato, esporte, paisagem, panorâmico e todas essas opções que podem tornar seu trabalho mais fácil.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Confiar apenas no modo automático da câmera nem sempre é a melhor opção. E você vai perceber que brincar com tempo de exposição e velocidade do obturador pode ser uma atividade de criação muito interessante. Por isso, o modo manual também é sempre muito importante.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Além disso, a possibilidade de configurar o balanço de branco da imagem também é importante, para que suas fotos fiquem o mais fiel possível às cores do momento em que a imagem foi captada.

Cartão de memória

Existem diferentes opções de cartões de memória nas câmeras do mercado. Antes de comprar a sua, veja qual tipo de cartão ela utiliza e verifique a compatibilidade com leitores de cartão e outras câmeras, a disponibilidade e o preço dele nas lojas. Dessa forma, você garante que poderá encontrar facilmente cartões compatíveis, visando nunca ficar sem espaço para suas fotos.

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Vídeos

Nossa última dica é: vídeos. Mesmo que você prefira fotografar em vez de filmar, é sempre bom garantir que você vai poder fazer bons filmes para os momentos mais engraçados e interessantes. Sendo assim, confira se a câmera pode filmar e qual é a qualidade do arquivo, optando sempre por aquelas que oferecem o modo Full HD. Além disso, faça um teste para verificar a capacidade de captação de som da câmera, pois de nada adianta ter boas imagens sem um bom áudio.

...

Essas foram as nossas dicas para você comprar uma boa câmera digital. E mais: um equipamento que se encaixa no seu perfil e atende às suas necessidades. Quando encontrar a câmera ideal, não se esqueça de uma boa pesquisa de preços. Então, é só sair fotografando!

Cupons de desconto TecMundo: