Empresa cria câmera 360° pequena o suficiente para caber em smartphones

1 min de leitura
Imagem de: Empresa cria câmera 360° pequena o suficiente para caber em smartphones

É comum imaginarmos uma câmera 360° como algo grande — se não enorme, pelo menos grande demais para ser embutida de forma discreta em um smartphone. Mas a companhia chinesa HT Optical começa a mudar esse jogo ao apresentar uma câmera 360° pequena o suficiente para equipar um telefone móvel.

A empresa já foi a responsável pelas câmeras 360° embutidas em dois smartphones lançados pela ProTruly em dezembro do ano passado, algo que basicamente passou sem grande alarde pela imprensa ocidental. Além disso, a experiência da HT Optical passa ainda pelo fornecimento de componentes para a câmera Mi Sphere, da Xiaomi.

A novidade em questão é o modelo Junfeng, desenvolvido pela HT Optical para um novo (e ainda não lançado) dispositivo da ProTruly. Se os dois gadgets da companhia lançado no ano passado tem um aspecto bem bizarro graças às lentes protuberantes que alongam o comprimento do dispositivo, a nova lente é mais discreta e poderia caber de forma mais funcional em aparelhos maiores, como iPhone Plus e Galaxy S8/S8+.

ProTruly Darling, o gadget equipado com a câmera de realidade virtual da HT Optical.

Isso porque ela adiciona apenas 1 milímetro à espessura geral do dispositivo. Essa característica a torna bastante atraente por razões óbvias: não prejudicar esse importante aspecto dos smartphones que é a sua espessura cada vez menor. E a câmera chinesa não apenas registra imagens em 360° como também é capaz de fazer vídeos em 4K e fotos de até 16 megapixels.

Módulos de câmera

As novidades apresentadas pela HT Optical incluem ainda um módulo de câmera estilo o Hasselblad MotoMod, um dos MotoSnaps lançados pela Motorola para a sua linha Moto Z. A diferença básica aqui é que os equipamentos da companhia chinesa podem ser encaixados em qualquer dispositivo Android ou iPhone, o que amplia as suas possibilidades de uso.

Somando todas essas informações, não é difícil de prever um ótimo potencial para esses equipamentos no futuro. Além de o novo conjunto de lentes ser pequeno, a sua inclusão em módulos separados pode garantir novas funcionalidades de maneira bem simples e sem comprometer a anatomia dos smartphones.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.