menu
Logo TecMundo
Segurança

Garotos de 14 anos conseguem “hackear” caixa eletrônico com senha-padrão

Instruções obtidas na internet continham todos os passos necessários para acessar o sistema administrativo da máquina

schedule11/06/2014, às 14:06

Garotos de 14 anos conseguem “hackear” caixa eletrônico com senha-padrãoFonte: Edmonton Journal

Imagem de Garotos de 14 anos conseguem “hackear” caixa eletrônico com senha-padrão no site TecMundo

Acredite se quiser, mas nem mesmo os bancos usam senhas seguras em seus sistemas. Pelo menos é o que comprovou o Edmonton Journal, do Canadá, que publicou uma notícia ontem relatando que dois garotos conseguiram invadir o sistema operacional de um caixa eletrônico usando a senha-padrão da máquina.

O fato aconteceu na cidade de Winnipeg, onde os rapazes de 14 anos aproveitaram o tempo de almoço para tentar invadir o dispositivo. Os estudantes Matthew Hewlett e Caleb Turon usaram um manual de operação de caixas ATM que encontraram na internet para entrar no modo de administrador de um caixa eletrônico em um mercado.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

“Achamos que seria divertido tentar fazer isto, mas não esperávamos que fosse funcionar”, comentou Hewlett ao verificar que o sistema era simples e só necessitava de uma senha. O código secreto, por incrível que pareça, nunca havia sido modificado, sendo que o sistema foi desbloqueado ao introduzir a senha-padrão do caixa. Foi possível mexer em todas as configurações e verificar o histórico de transações.

Resolvendo a situação

Os dois meninos levaram essa informação para uma filial do BMO (Bank of Montreal), o qual era responsável pelo caixa eletrônico em questão. A equipe do banco não acreditou no que os dois estavam contando, mas Hewlett e Turon fizeram questão de levar um funcionário até o local onde invadiram o sistema para provar que eles não estavam de brincadeira.

undefined

Conforme a informação do Edmonton Journal, os jovens até mesmo mudaram a saudação do caixa de “Bem-vindo ao BMO ATM” para “Caia fora. Este ATM foi invadido.” O gerente do banco chamou alguém da equipe de segurança para conferir o que havia acontecido e depois escreveu um bilhete para que os garotos pudessem explicar o que aconteceu, visto que eles estavam atrasados para a aula.

Para dar esclarecimentos, Ralph Marranca, um representante do Bank of Montreal, entrou em contato com o jornal local para relatar que nenhuma informação pessoal dos clientes havia sido exposta quando os jovens invadiram o caixa eletrônico.

Pelo visto, pode ser que muitos outros caixas do Canadá (e por que não pensar nas máquinas de todo o mundo) ainda estejam com senhas simples — e consequentemente são alvos fáceis. Você confia plenamente nos bancos? O que acha dessa história?