Piscou, baixou: rede mais rápida do mundo baixa filmes em 0,2 milissegundos

1 min de leitura
Imagem de: Piscou, baixou: rede mais rápida do mundo baixa filmes em 0,2 milissegundos
Imagem: Thinkstock

Você acha que a sua internet é rápida ou que a transferência de arquivos para um HD externo não demora? Cientistas da Technical University of Denmark (DTU) alegam terem batido o recorde mundial de rede mais rápida do mundo em uma única fibra com um número impressionante: 43 Tbps.

Isso significa uma taxa de transferência de aproximadamente 5 TB/s, o que equivale a 5.375 GB/s. De forma mais prática, com essa rede, é possível baixar um filme inteiro da internet (com tamanho de cerca de 1 GB) em apenas 0,2 milissegundos (0,0002 segundos).

O recorde anterior pertencia aos alemães do Karlsruhe Institute of Technology, com 26 Tbps.

Como é possível?

Para que o recorde (e a possibilidade de uso comercial) seja estabelecido, a velocidade precisa ser atingida em uma única fibra óptica. Para obter essa velocidade que parece de outro mundo, a equipe usou uma técnica "alternativa": uma fibra de vários núcleos.

É um único filamento de fibra de vidro com múltiplos canais individuais que carregam seus próprios sinais ópticos de forma cilíndrica, não hexagonal, otimizando ainda mais o desempenho do cabo. Essa tecnologia desenvolvida pela gigante japonesa das telecomunicações NTT DoCoMo era cara demais para ser fabricada e usada há alguns anos, mas parece que esse cenário mudou.

Até o momento, o DTU não explicou detalhadamente como foi possível colocar tamanha quantidade de dados na rede, mas novos detalhes devem ser liberados em breve. É possível que os sinais sejam espalhados por diferentes frequências de luz (ou seja, enviadas com microssegundos de diferença) para não colidirem entre si.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.