Análise preditiva em mainframes reduz esforços em centros de dados

1 min de leitura
Imagem de: Análise preditiva em mainframes reduz esforços em centros de dados

Em um mundo em que todas as soluções parecem estar migrando para a nuvem, os mainframes ainda resistem bravamente, sendo as opções mais adequadas em muitas tarefas críticas. De acordo com Matt Eastwood, vice-presidente do IDC, os mainframes ainda representam 10% dos gastos anuais com a tecnologia de servidores.

“Eles continuam a ser plataformas muito fortes para uma variedade de tarefas críticas, incluindo aplicações de negócios e processamento de transações e servem como grandes depósitos de dados”, explica Eastwood. Pensando nesse segmento, a CA Technologies apresentou uma série de novidades para o setor durante a CA World 2016, evento promovido pela companhia em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A agilidade do mobile nos mainframes

“O mainframe deve fornecer insights para o crescimento do negócio”, explicou Ashok Reddy, gerente geral de mainframes da CA Technologies. O executivo falou sobre o CA Mainframe Operations Intelligence, um conjunto de soluções baseados em algoritmos que identificam e preveem problemas no sistema antes que eles afetem o seu desempenho.

A proposta, é que a aprendizagem com o histórico da máquina seja aplicada de forma a garantir que não haja tempo de inatividade, fornecendo Inteligência para reduzir custos de funcionamento. Por meio da interface web CA Workload Automation, a execução de cargas de trabalho como big data, nuvem e aplicativos móveis ocorre de forma facilitada.

Automação para gestão de softwares

Outra solução apresentada pela CA Technologies foi o CA Conversion Service, serviço que automatiza boa parte das tarefas de migração, reduzindo o número de pessoas envolvidas desde a preparação de dados até o design e implementação. Já o CA Release Automation Connector for z/OS, traz as soluções de DevOps também para o mundo dos mainframes, desde o desenvolvimento até a fase de testes e gerenciamento.

Segundo a empresa, a iniciativa é inédita no mercado de mainframes, visto que essa é a única solução de proteção de dados disponível que é executada 100% nas máquinas – o que reduz os riscos de perdas em ações que trabalham com grandes volumes de dados confidenciais.

O TecMundo viajou à CA World 2016, em Las Vegas, a convite da CA Technologies.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.