Campus Party recebe lançamento brasileiro do QWANT, rival francês do Google

1 min de leitura
Imagem de: Campus Party recebe lançamento brasileiro do QWANT, rival francês do Google
Imagem: TecMundo/Leonardo Rocha

Além de conter uma série de atividades para os fãs da tecnologia em geral, a Campus Party 2015 também serviu de palco para o lançamento da versão brasileira do QWANT, um novo motor de buscas francês quem vem ganhando espaço na Europa. Com uma série de recursos diferenciados de rivais como Google e Bing, a novidade tem como foco principal o respeito à privacidade dos usuários.

Segundo a empresa, o serviço busca fornecer “uma visão panorâmica em 360º dos temas de sua busca incluindo conteúdos web, redes sociais, atualidades, produtos, fotos e vídeos”. O QWANT exibe os resultados na forma de várias colunas temáticas que dividem espaço em uma página só, permitindo que os usuários refinem suas buscas explorando cada uma delas.

Entre os elementos principais do buscador estão sua política de não utilização de cookies de rastreamento e a busca por uma maior neutralidade nos resultados exibidos, pela minimização da quantidade de dados utilizados nas pesquisas e pela transparência. Além do serviço pela web, o QWANT possui aplicativos para Android e iOS – ambos contando com indexação própria da empresa francesa.

Para todos os públicos

Disponível em 25 países e em 15 idiomas distintos – incluindo o português – a plataforma exibe os assuntos mais buscados em cada país e, ao clicar em um deles, o usuário tem acesso às notícias mais recentes publicadas sobre o tema em questão. Outro diferencial é o QWANT Júnior, uma versão do buscador voltada para crianças de 3 a 12 anos, foco em conteúdos educativos, filtros temáticos, lista de sites mais recomendados e proteção contra páginas inapropriadas.

O serviço infantil foi feito com base em um trabalho da Universidade de Toulouse, na França, que criou uma “lista negra” com 2 milhões de palavras sobre as quais se baseiam os resultados exibidos aos pequenos. O motor de buscas do QWANT Júnior ainda está em fase Beta e deve ser analisado ainda este ano pelo Ministério da Educação Nacional francês, de forma que ainda deve levar algum tempo para chegar ao Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.