Deixar a criançada brincando apenas com um tablet ou similares é uma história que parece estar com os dias contados. Pelo menos é o que a Disney e a Hasbro esperam, depois de anunciar o Playmation: um sistema de acessórios e brinquedos que promete tornar as brincadeiras muito mais dinâmicas e divertidas.

O sistema funciona com um set de acessórios que podem ser vestidos e interagem entre si. O primeiro conta com os chamados repulsores, uma espécie de bracelete inspirado na armadura do Homem de Ferro; os bonecos do Capitão América e do Caveira Vermelha; e também os ativadores de poder, bases responsáveis por integrar os elementos do Playmation através de comunicação sem fio.

Muitos acessórios, muita diversão

Para fazer tudo acontecer, a criança poderá escolher uma missão no aplicativo do Playmation para dispositivos móveis, o AvengersNet, e, a partir daí, receberá instruções através dos repulsores para pular, se abaixar, correr ou atirar – tudo com o auxílio de acelerômetros e reconhecimento de gestos.

No app também será possível acompanhar um sistema de pontuação e o progresso da missão escolhida. Os desenvolvedores reforçam ainda que toda a experiência pode ser feita com mais de um jogador.

Os bonecos, chamados de smart figures, são colocados sobre o ativador de poder e permitem que novas interações sejam possíveis: contar com a ajuda do Capitão América em suas missões ou lutar contra o Caveira Vermelha são algumas delas. No caso dos vilões, quando derrotados, a base ejeta o boneco automaticamente.

A qualquer hora, em qualquer lugar

O sistema todo não depende de internet sem fio – toda a comunicação é feita por radiofrequência e infravermelho -, e, sendo assim, permite que as crianças levem o Playmation para brincar em qualquer lugar.

Diversos outros acessórios estarão disponíveis para compra. No caso dos smart figures, boa parte da lista de personagens da Disney será contemplada. O primeiro set será inspirado na história de Os Vingadores, enquanto a franquia Star Wars já está confirmada para 2016 e Frozen encontra-se em desenvolvimento.

O primeiro kit será lançado nos Estados Unidos em outubro desse ano e custará a partir de US$ 119,99.

Cupons de desconto TecMundo: