Com novo modelo, previsão meteorológica passa a ser mais precisa no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Com novo modelo, previsão meteorológica passa a ser mais precisa no Brasil
Imagem: Obergurgl

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) iniciou o ano de 2016 inaugurando um novo modelo de previsão meteorológica. Batizada como Brazilian Global Atmospheric Model (BAM), a tecnologia possui uma resolução espacial de 20 quilômetros e 96 camadas na vertical. Ela substitui a antiga Atmospheric Global Circulation Model (AGCM), que suportava apenas 64 camadas.

"Com essas implementações, a expectativa é de que as previsões de tempo para o Brasil deverão melhorar bastante nos próximos meses tanto em qualidade, com maior riqueza de detalhes, como em confiabilidade, principalmente para as previsões com mais de dois dias de antecedência", afirma Silvio Nilo Figueroa, chefe da Divisão de Modelagem e Desenvolvimento do CPTEC. O BAM já estava sendo testado desde o ano passado.

Embora seja promissor, o novo modelo exigirá melhorias na infraestrutura do instituto – em testes realizados para avaliar a capacidade de processamento do Tupã, atual supercomputador empregado pelo CPTEC, o gadget se mostrou capaz de gerar previsões para apenas 24 horas, mesmo que o BAM tenha sido modelado para realizar observações precisas para até cinco dias. Uma nova máquina deve ser adquirida ainda em 2016.

Brasil ganha nova tecnologia de previsão do tempo; o que você acha disso? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.