Logo TecMundo
The BRIEF

Mercado brasileiro de PCs passa pela maior queda dos últimos 10 anos

No terceiro trimestre deste ano, apenas 1,6 milhão de computadores foram vendidos pelas lojas brasileiras

Avatar do(a) autor(a): Renan Hamann

schedule18/12/2015, às 11:06

Fonte:

Imagem de Mercado brasileiro de PCs passa pela maior queda dos últimos 10 anos no tecmundo

O mercado brasileiro continua acusando os golpes do atual cenário econômico. Um novo relatório publicado pelo IDC Brasil mostra que o terceiro trimestre de 2015 apresentou a pior queda dos últimos 10 anos no mercado de PCs. O relatório “IDC Brazil PCs Tracker Q3” revelou que durante o período analisado foram vendidos apenas 1,6 milhão de computadores pelas lojas brasileiras — sendo que 993 mil foram notebooks e 607 mil desktops.

Esse número representa 37% a menos do que no mesmo período do ano passado e, de acordo com o IDC, é o “pior desempenho trimestral em volume de vendas da última década”. Pedro Hagge (analista de pesquisas da IDC Brasil) diz: “O resultado de vendas está de acordo com as nossas projeções e reflete a situação econômica e política do país. E podemos até comemorar que a receita caiu apenas 7% frente ao mesmo período de 2014. Mesmo vendendo menos, o ticket médio ficou em R$ 2.341, o que representa um acréscimo de 49% de um ano para cá.”.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Ele ainda vai além e lembra que o mercado de PCs está mostrando resultados negativos seguidamente desde 2009. “Até aquele ano, o PC era praticamente o único equipamento que permitia acesso à internet. Hoje temos outros dispositivos e a vida útil das máquinas praticamente dobrou”. Os resultados para o quarto trimestre também não devem ser favoráveis. O instituto IDC projeta que as vendas anuais devem cair até 37% e ano que vem isso deve piorar, devido ao fim da Lei do Bem.

Existe salvação para o mercado de PCs? Comente no Fórum do TecMundo

star

Continue por aqui