O Rio de Janeiro parece ser mesmo uma das maiores marcas de exposição do Brasil, além de ser o maior centro turístico e abrigar alguns dos mais importantes eventos do país, sua imagem parece simplesmente vender bem em todos os meios. Pegando carona neste momento de relevância, a Prefeitura do Rio anunciou nesta segunda-feira que o Rio de Janeiro será a primeira cidade da América Latina a ter um domínio próprio de internet, isto é, usando seu nome como terminação.

A partir de agora, as empresas e pessoas interessadas poderão trocar o usual “.com.br” pela terminação “.rio”. Para se cadastrar é necessário entrar no site "meu domínio Rio", e as inscrições deverão ficar abertas até o fim do ano para quem mora na cidade ou empresas com sede no município. A iniciativa promete ser bem acessível em termos financeiros, o custo de manutenção do domínio será de R$ 60 anuais.

Com esta inciativa a cidade do Rio de Janeiro se junta a um seleto grupo de cidades ao redor do mundo que possuem domínio próprio, como Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma e Berlim. Segundo Eduardo Paes, o Prefeito local, a criação do novo domínio coincidiu com o aniversário de 450 anos da cidade, que serão completados em março de 2015, e com as vindouras Olimpíadas de 2016.

A administração dos domínios

"A gente passou por um processo e pleiteou isso há mais de um ano. A taxa de manutenção será para os funcionários do Iplanrio (Empresa Municipal de Informática da Cidade do Rio). Nós pagamos uma quantia para nos candidatarmos. Foi uma supercoincidência com o aniversário da cidade e as Olimpíadas, já que recebemos essa licença no segundo semestre deste ano. Acho que é uma oportunidade para os outros estados também, mas o Rio tem o nome mais bonito de todos", disse o Prefeito.

Os interessados no registro do domínio “.rio”, deverão obedecer alguns critérios básicos. Primeiramente o site tem que ter uma identificação clara com a cidade; cuja avaliação ficará a cargo da iplanrio. Alguns nomes pré-determinados, tais como bairros, regiões, locais, eventos ou  tradições do Rio, encontram-se reservados para a administração municipal. A prefeitura do Rio acredita que até o final de 2014 pelo menos 100 domínios, reservados pela Prefeitura, estarão no ar.

Sobre as regras para as páginas que vão utilizar o domínio “.rio”, Eduardo Paes diz que elas são simples e objetivas. “Se alguém criar, por exemplo, "eduardopaeséumaporcaria.rio", eu não vou vetar, não é o papel da prefeitura", afirmou o prefeito da cidade.

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