De acordo com pesquisas realizadas pela SurveyMonkey e Social@Ogilvy (empresas de pesquisas online e mídias sociais, respectivamente), o Brasil está entre os três países que mais compartilham posts nas redes sociais em todo mundo – empatado com o México e atrás da China e de Hong Kong. Conforme os dados fornecidos, 71% dos brasileiros têm o costume de compartilhar conteúdo com seus seguidores e amigos, enquanto em Hong Kong o índice é de 73% e na China 80%.

O estudo observou o comportamento em diversos tipos de redes sociais, já que em determinados países os usuários preferem por outros tipos de serviços. O Brasil também é um dos países que as pessoas mais gastam tempo em redes sociais, com aproximadamente 13,8 horas, sendo que 41% faz uso do compartilhamento de conteúdo para promover causas e 21% para manter o contato com as pessoas.

Por que tantos compartilhamentos? 

Os motivos que fazem com os brasileiros em específico compartilhem publicações depende muito da idade dos usuários. Entre as pessoas até 40 anos, 18% acreditam que os conteúdos disseminados ajudam na definição de personalidade – já para os que passaram dos 40 anos, esse índice desce para somente 5%. Manter o contato com as pessoas é o motivo de 34% dos entrevistados com mais de 40 anos compartilharem algo.

Quanto aos mais usuários mais jovens, 28% se sentem mais criativos compartilhando informações. Os conteúdos de humor são disseminados por 40% dos brasileiros entre 18 e 29 anos nas redes sociais, enquanto 58% dos que possuem mais de 40 anos preferem compartilhar tópicos de caráter mais informativo do que divertido. Os países que menos compartilham nas redes sociais são Japão (6%), Estados Unidos (15%) e Alemanha (21%). As pesquisas foram realizadas em 16 países.

Cupons de desconto TecMundo: