Brasil tem a telefonia celular com mais impostos da América Latina

1 min de leitura
Imagem de: Brasil tem a telefonia celular com mais impostos da América Latina

(Fonte da imagem: iStock)

Você deve saber que, para falar ao celular com amigos ou namoradas, existe um custo de cerca de R$ 1,04 por minuto — salvo os casos em que os planos cobram apenas o primeiro minuto, por exemplo. Mas será que você sabe que, desse dinheiro, R$ 0,38 são encaminhados diretamente para o governo, por causa dos impostos? Isso mesmo, 37% do valor das chamadas é revertido em taxas.

De acordo com um estudo da consultoria Deloitte para a GSMA, publicado no jornal Folha de S. Paulo, isso coloca o consumidor brasileiro no topo do ranking de países da América Latina que mais cobram impostos dos consumidores de telefonia celular. Isso mesmo, estamos à frente de todos os outros países, do México ao Uruguai.

Segundo o estudo, o grande responsável pelo alto volume de tributação é o ICMS, um imposto presente em quase todos os produtos que circulam no mercado brasileiro. Apenas para matar a curiosidade dos leitores: o segundo país nesse ranking é a República Dominicana, que cobra 27% de impostos em cada minuto de ligação dos consumidores.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.