Dicas do Windows 7: como configurar um dispositivo Bluetooth

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como configurar um dispositivo Bluetooth

A utilidade de dispositivos com sistema Bluetooth é infinita: você pode conectar teclados e mouses a computadores e até a realizar transferência de dados entre gadgets e desktops, tudo isso sem usar nenhum cabo de conexão. Com isso, é possível eliminar o aspecto de bagunça, muitas vezes causado pelas dezenas de fios que se amontoam em volta dos computadores.

A simples integração de aparelhos por meio do sistema Bluetooth pode proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável e limpo, entretanto, para muitos usuários, a configuração destes aparelhos pode não parecer intuitiva à primeira vista.

Pensando nisso, a equipe do Baixaki desenvolveu este guia, que vai ajudar você a configurar qualquer dispositivo de maneira simples e rápida. Se você usa o Windows 7 e tem aparelhos com suporte a Bluetooth, este passo a passo foi feito para você.

Configurando seu computador

Para realizar a conexão, é necessário que o seu computador também tenha acesso por meio do Bluetooth: caso a máquina não tenha um sistema integrado, será necessário adquirir um pequeno adaptador para que os aparelhos possam ser localizados. O produto pode ser encontrado em lojas especializadas por valores que partem de R$ 5,00 podendo custar até R$ 150,00, dependendo da marca e modelo.

Após plugar o adaptador à porta USB de seu desktop ou notebook, o Windows deve detectar automaticamente o novo periférico. Assim, sua máquina já está pronta para reconhecer dispositivos externos.

Conectando dispositivos

No Menu Iniciar, clique em “Painel de controle” e em seguida selecione a opção “Adicionar um dispositivo”, que se encontra na área “Hardware e sons”. Na janela que se abre, aguarde até que o computador localize os dispositivos mais próximos.

Atenção: para que seu aparelho seja encontrado, ele deve estar com o Bluetooth ativado e não deve estar bloqueado ou modo de espera.


Em poucos segundos aparelhos celulares, iPods câmeras fotográficas e impressoras passam a ser reconhecidos. Selecione o aparelho que deseja conectar e clique em “Avançar”.

No caso de celulares, você deve digitar no aparelho o código de segurança fornecido pelo próprio Windows. Isso impede que pessoas não autorizadas tenham acesso aos seus dados. Após digitar o código, uma mensagem informa que seu dispositivo já está pronto para a transferência de arquivos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.