Review: adaptador Bluetooth para computadores 2.0 [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Review: adaptador Bluetooth para computadores 2.0 [vídeo]

Em um mundo que cada vez mais busca soluções sem fio, o Bluetooth apareceu como uma maneira de compartilhar informações de celulares para celulares e de celulares para computadores, entre outras possibilidades de conectividade.

O Baixaki testou o Super Mini Bluetooth 2.0 Adapter Dongle, vendido pelo Deal Extreme (site de bugigangas eletrônicas) por US$ 1,80, e você confere agora as nossas impressões.

Pequeno e eficiente

O adaptador é minúsculo e não chega a ter dois centímetros. Fato é que, mesmo pequeno, pode quebrar um galhão quando você não tiver cabos para transferir dados de um celular ou outro dispositivo com a tecnologia.

Basta conectá-lo em uma entrada USB e esperar até que ele ative o recurso Bluetooth do Windows XP, Vista ou 7, deixando o computador sempre pronto para se conectar a dispositivos compatíveis.

O adaptador é plug and play. Em qualquer versão do Windows, a instalação ocorre sem problemas. Em poucos segundos, o sistema identifica o driver e o ícone indicando que a tecnologia está ativa passa a ser exibido na Área de notificação da Barra de tarefas.

Adaptador Bluetooth. (Fonte da imagem: Baixaki)

Configuração de dispositivos e envio de arquivos

Configuramos um celular pelo próprio Windows em poucos segundos, utilizando o sistema de senha que protege a conexão. Então fizemos os testes de envio e recebimento de arquivos. Uma imagem de 600 KB não levou mais do que 10 segundos para ser transferida com o celular ao lado da máquina.

Afastamos cerca de 20 metros e a transferência foi um pouco mais demorada, porém concluída. Dependendo do computador e do dispositivo conectado, é necessário aproximar muito o adaptador, o que pode ser inconveniente em alguns casos.

Mas não é justo condenar o adaptador por isso. O intuito do gadget não é transferir arquivos a longas distâncias, e sim conectar aparelhos ao PC sem cabos, o que é tranquilamente possível com o adaptador.

Pequeno até demais

O tamanho do adaptador acaba sendo traiçoeiro na hora de tirá-lo da entrada USB. Os dedos podem facilmente escapar porque ele é bem pequeno mesmo, logo, é necessário tirá-lo devagar.

Pequeno e eficiente. (Fonte da imagem: Baixaki)

Conclusão

Em resumo, esse é um gadget de uso doméstico supersimples, barato e que estará pronto para salvar sua vida quando você estiver sem cabos e precisar transferir um arquivo do celular para o notebook ou PC, por exemplo. O tamanho minúsculo também o torna frágil.

O preço é pequeno, o dispositivo funciona no Windows XP, Vista e 7, além de não requerer nenhum programa ou configuração especial. Não se pode dizer que é um dispositivo do dia a dia que será utilizado com muita frequência, mas é um quebra-galho bem simples e prático.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.