Review: smartphone Blu Life 8 [vídeo]

7 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone Blu Life 8 [vídeo]

A norte-americana Blu é hoje uma das empresas que mais disponibilizam modelos de smartphone no mercado internacional. O número de dispositivos lançados pela companhia é grande, mas seus canais de distribuição ainda não são tão amplos como os das fabricantes mais conhecidas. Por conta disso, em algumas localidades, encontrar aparelhos da empresa nas lojas ainda é difícil.

Uma das muitas opções da empresa para quem está em busca de um modelo com características de intermediário é o Blu Life 8. O aparelho tem tela de 5 polegadas e se destaca pelo fato de apresentar um processador octa-core. Contudo, embora à primeira vista isso possa significar que estamos falando de um top de linha, as demais configurações revelam sua real posição no mercado.

Será que vale a pena investir nesse produto da norte-americana Blu? Isso é o que vamos descobrir agora nesta análise. O smartphone Blu Life 8 foi cedido por empréstimo pela Cissa Magazine.

Design

O smartphone Life 8, da Blu, inegavelmente consegue se destacar pelo seu design diferenciado. Aliás, essa tem sido uma característica marcante da empresa em muitos dos seus lançamentos, e aqui não é diferente. Com tela de 5 polegadas, o modelo tem bordas laterais de cerca de 1 centímetro e, na parte de baixo, uma espécie de capa plástica, que torna o aparelho mais comprido.

Esse detalhe se encaixa na tampa traseira removível construída em plástico. Infelizmente, acessar a bateria, a entrada para os dois SIM cards e o cartão micro SD não é uma tarefa simples. Isso porque não há um espaço adequado para remover a tampa e é preciso forçar as frestas com as unhas, algo que pode danificar a tampa do aparelho.

Na lateral esquerda estão localizados os controles de volume, e o botão power está situado na lateral direita. A câmera principal se destaca na parte traseira, em uma protuberância. A saída de som também está localizada na parte de trás. Por fim, vale mencionar que o aparelho vem acompanhado por um case protetor emborrachado e por uma película para a tela, brindes muito bem-vindos para quem compra o aparelho.

Tela

Dentro de sua proposta, a resolução de tela do Blu Life 8 é satisfatória. O display de 5 polegadas apresenta 1280x720 pixels, o suficiente para um produto voltado para o segmento de intermediários. O índice de controle de brilho não é muito amplo, mas a empresa compensa isso de certa forma com opções de software por meio da função Clear Motion, um recurso que garante imagens mais claras e nítidas em cenas de movimento rápido.

Mesmo em ambientes muito iluminados, a visibilidade da tela não é prejudicada, e usá-lo ao ar livre não é um problema. O nível de distorção de cores é baixo e a luminosidade se mostra bastante agradável quando o produto é configurado para ajustar o brilho de forma automática. Obviamente os mais detalhistas vão perceber um grau razoável de pixelização nas imagens, mas de forma alguma essa característica compromete o uso, seja em vídeos ou jogos.

Desempenho

O conjunto de hardware presente no Blu Life 8 inclui um processador octa-core da MediaTek aliado a 1 GB de RAM. Porém, atentar apenas para os detalhes numéricos pode fazer com que o consumidor se confunda um pouco e acabe se deixando levar por uma falsa impressão. O desempenho não é ruim, mas na prática há modelos quad-core tão eficientes quanto esse aparelho.

Isso não significa de forma alguma que você vai ficar na mão com o Life 8. Em nossos testes, jogos mais pesados, como Real Racing 3, rodaram sem nenhum problema. O mesmo aconteceu com jogos mais simples. Percebemos alguns pequenos engasgos apenas na hora de transitar de um app para outro, mas nada muito significativo – e que provavelmente não foi ocasionado por hardware.

Apps mais simples, redes sociais, clientes de email e mensageiros podem ser executados sem nenhum susto. A nota negativa nesse quesito fica pelo fato de o aparelho ter apenas 8 GB de espaço de armazenamento, quando 16 GB seria o ideal dentro dessa proposta. É possível expandir a capacidade com cartão de memória, mas o dobro de espaço nativamente certamente tornaria o produto muito mais interessante e sem encarecer tanto assim o preço final.

Interface

O aparelho chega ao mercado com a versão 4.4.2 do Android e, ao menos até o momento, não temos informação se ele será atualizado ou não para o Lollipop. A Blu não costuma incluir muitos aplicativos além daqueles tradicionais em seus aparelhos. No caso do Life 8, há ferramentas de backup e restauração, editor de vídeos, gerenciador de arquivos, player de vídeo próprio e rádio FM como diferencial.

Em termos visuais, não há modificações no launcher. As novidades mais significativas aparecem nas telas de configuração, mas os detalhes ainda assim são sutis. Dessa forma, o usuário tem à sua disposição uma versão quase pura do Android, o que auxilia para que o consumo de RAM seja menor. O resultado disso são transições de tela suaves e rápidas.

Bateria

A duração de bateria do Life 8 é razoável: ele não se destaca nessa categoria, mas também não podemos dizer que os resultados que obtivemos em nossos testes são ruins. Usando o celular de forma moderada, com WiFi e 3G ativos, e acessando a emails e redes sociais ao longo do dia, a bateria resistiu bem. Saindo de casa às 8h, o aparelho chegou às 18h ainda com 30% de carga, índice dentro da média para a proposta da categoria.

Já para quem pretende utilizar o aparelho de forma mais estressante, o conselho é maneirar um pouco na exibição de vídeos: em nossos testes, em menos de seis horas de exibição de vídeos no Netflix a carga se esgotou por completo. Uma das prováveis causas é a requisição de uso da GPU Mali-450, que na prática se mostra energeticamente menos eficiente do que suas concorrentes da Qualcomm.

Câmera

A câmera traseira do Blu Life 8 tem 8 megapixels de resolução, índice razoável para um aparelho intermediário. Em nossos testes, as imagens capturadas com o celular apresentaram um baixo índice de granulação, o que ótimo. Entretanto, a fidelidade de cores não é das melhores. Por vezes as imagens pareceram bastante esbranquiçadas e opacas, mesmo em ambientes com ótima iluminação natural.

Essa característica acaba tornando a câmera do aparelho bastante regular em fotos noturnas, onde o baixo índice de granulação é mantido. Em linhas gerais, dá pra dizer que a câmera do Blu Life 8 é boa. Entretanto, em um comparativo com outros modelos intermediários, ela fica para trás no quesito contraste nas imagens.

Áudio

O smartphone vem acompanhado por fones de ouvido bem simples mas funcionais e que vão suprir as necessidades da maioria dos consumidores. O áudio do aparelho segue a mesma linha e, se não é nenhum primor, também não decepciona na maior parte do tempo. O som é alto e claro;  somente quando o volume é colocado no máximo é que é possível notar um certo índice de distorção nos agudos.

A saída de áudio está posicionada na traseira do produto, mais precisamente na parte de baixo. Ao segurar o aparelho na horizontal, invariavelmente parte da sua mão vai acabar encobrindo a saída. Contudo, ainda assim, o resultado final não é comprometido e dá pra se divertir com o aparelho sem se preocupar muito com isso.

Vale a pena?

O modelo intermediário Blu Life 8 é mais uma aposta da empresa norte-americana Blu no segmento de intermediários. Após os testes que realizamos, podemos dizer que esse é mais um bom aparelho da marca, mas está longe de estar entre os melhores da categoria. Ele é regular em praticamente todos os quesitos, mas não se destaca propriamente em nenhum deles.

Essa característica tem sido comum a praticamente todos os modelos da empresa que testamos. Fazendo uma analogia, é como se a Blu caprichasse no feijão com arroz que é servido, mas se esquecesse dos demais itens do prato. Aliás, os destaques mesmo nos produtos da Blu ficam por conta do design e do fato de os celulares virem acompanhados por um case emborrachado e por uma película protetora para a tela.

Ainda assim, não há como negar que o Life 8 supre muito bem as necessidades da maioria dos consumidores. Em nossa análise, ele não nos deixou na mão nenhuma vez, mas também não nos encantou em nenhum momento. O Life 8 é um modelo funcional com uma boa relação custo-benefício e que merece ser incluído na sua lista de compras caso você esteja procurando um celular nesta faixa de preço.

O smartphone Blu Life 8 pode ser adquirido na loja Cissa Magazine por R$ 768,60 (consulta em 8 de fevereiro de 2015).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.