Polícia australiana invade casa do suposto criador do Bitcoin

1 min de leitura
Imagem de: Polícia australiana invade casa do suposto criador do Bitcoin

Bastante popular entre alguns entusiastas da tecnologia, o Bitcoin traz um elemento misterioso em sua concepção: até hoje não se sabe direito quem é seu verdadeiro criador. No entanto, esse mistério pode estar prestes a ser solucionado graças a uma ação da polícia australiana ocorrida nesta quarta-feira (9).

Mais de uma dúzia de agentes federais do país invadiu uma casa registrada no nome de Craig Steven Wright, que pode ser a verdadeira identidade do misterioso Satoshi Nakamoto, pseudônimo usado no primeiro código do bitcoin. Embora essa informação não seja confirmada, muitos acreditam que o criador da moeda detém o equivalente a centenas de milhões de dólares na criptomoeda.

Embora as razões para a ação policial não tenham sido esclarecidas, é grande a probabilidade de que elas tenham como motivação uma suposta sonegação de impostos por parte do criador do Bitcoin. Em seu perfil no LinkedIn, Wright é apontado como o executivo-chefe da DeMorgan Ltd, uma companhia focada no trabalho com moedas alternativas.

A invasão do domicílio aconteceu pouco após o Gizmodo e a Wired publicarem artigos que apontam Wright como o criador da criptomoeda — afirmação que surgiu a partir de emails vazados, documentos e arquivos da internet. “Ou Wright inventou o Bitcoin ou ele é um farsante brilhante que deseja muito que nós acreditemos nisso”, afirmou a reportagem da Wired.

Você tem familiaridade com transações envolvendo bitcoins? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.