Com plataforma baseada em nuvem, Microsoft pode ter bitcoin próprio

1 min de leitura
Imagem de: Com plataforma baseada em nuvem, Microsoft pode ter bitcoin próprio

Faz algum tempo que notícias sobre bitcoins não causam barulho na internet. Não que esta da Microsoft possa fazer isso, mas tem potencial: a empresa de Bill Gates está flertando com essa moeda alternativa e pode ter seus próprios bitcoins em algum momento do futuro. A companhia lançou, junto a uma startup dos EUA chamada ConsensYs, uma plataforma que permite a instituições financeiras experimentarem, de forma barata e fácil, a tecnologia por trás dos bitcoins.

Basicamente, a plataforma funciona como uma espécie de hub, enorme e descentralizado, de cada transação de bitcoin, que é verificada e compartilhada por uma rede global de computadores, o que busca assegurar um sistema virtualmente à prova de invasões.

Conhecida como “blockchain”, a tecnologia da startup não se limita a bitcoins e pode ser utilizada para garantir e validar a troca de quaisquer dados. Atualmente, outras companhias estão construindo seus próprios blockchains que oferecem recursos adicionais ao bitcoin original. Uma dessas empresas é a Ethereum, que construiu uma plataforma completamente programável, a mesma adotada pela Microsoft e a ConsensYs.

Plataforma estará disponível a bancos e seguradoras

A proposta da startup estará disponível a bancos e empresas de seguro que já utilizam a Azure, plataforma baseada em nuvem da Microsoft. A companhia disse que quatro grandes instituições globais já se colocaram à disposição do serviço.

O diretor de estratégias de tecnologia para serviços financeiros da Microsoft, Marley Gray, explicou as dificuldades iniciais e o alto preço de se criar algo assim, mas disse que, no atual contexto, isso é possível. “Trabalhar com nossos clientes que queriam começar a brincar com a tecnologia blockchain... O maior ponto negativo que ouvíamos deles era que ficava muito difícil começar e muito caro. (...) A plataforma está oferecendo um modelo que falha rapidamente em empresas”, opinou o executivo. Gray disse que a tecnologia permitiria que empresas criassem suas próprias blockchains.

Será que, diante desse cenário, podemos ver um futuro em que a Microsoft terá seus próprios bitcoins? Só o tempo dirá.

O que você acha da Microsoft flertando com o mercado de bitcoins? Comente no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.