China apresenta o primeiro caixa eletrônico com reconhecimento facial

1 min de leitura
Imagem de: China apresenta o primeiro caixa eletrônico com reconhecimento facial

A China está anunciando o primeiro caixa eletrônico do mundo com reconhecimento facial. De acordo com a agência de notícias Xinhua, para conseguir sacar dinheiro, será preciso que o rosto da pessoa coincida com os detalhes armazenados em seu cartão.

Os caixas eletrônicos usam uma câmera acima da tela para capturar imagens da pessoa que estiver de pé na frente dele. Em seguida, o software desenvolvido vai comparar as características faciais dela com as de uma série de fotografias registradas em um banco de dados.

Os parâmetros são biológicos, como a distância entre os olhos, nariz e boca. Assim, o sistema deve funcionar mesmo que haja mudanças no rosto e no cabelo. O projeto foi desenvolvido pela Universidade de Tsinghua em colaboração com a empresa de tecnologia Tzekwan.

O serviço será disponibilizado em breve no mercado, embora ainda não estejam claro diversas informações, como qual empresa produzirá as máquinas, para quais serviços o sistema vai funcionar e como deve ser produzido a coleção de imagens.

Esse sistema representa um avanço na utilização de dados biométricos como camada de segurança, mas o recurso pode levantar questionamentos com relação a privacidade dos usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.