Projeto da Microsoft prevê inclusão de favelas do Rio nos mapas do Bing

1 min de leitura
Imagem de: Projeto da Microsoft prevê inclusão de favelas do Rio nos mapas do Bing
Avatar do autor

Eis mais um projeto que beneficiará mais comunidades de regiões periféricas do Brasil. Agora, foi a vez do Rio de Janeiro ter comunidades cariocas inclusas nos mapas da ferramenta de buscas da Microsoft, o Bing, em um projeto apresentado pela companhia nesta terça-feira, no morro do Vidigal, zona sul da capital.

O projeto, denominado “Na Área”, está sendo realizado em parcerias com ONGs, agentes públicos e privados e moradores. O objetivo é identificar os principais endereços, pontos de referência e estabelecimentos dentro das favelas. As comunidades mapeadas (e portanto, beneficiadas) são o mencionado morro do Vidigal, Manguinhos e Complexo da Maré.

Agora, os moradores terão a possibilidade de realizar pesquisas e encontrar resultados de pontos de interesse. O mapeamento permite que consultas como “restaurantes em Complexo da Maré” ou “academias em Manguinhos”, por exemplo, retornem resultados relevantes e devidamente mapeados. O localizador para o morro do Vidigal já está no ar. Clique aqui para acessá-lo.

Lúcio Tinoco, chefe de engenharia  do Bing no Brasil, endossou a novidade e disse que, apesar de ela também beneficiar turistas, o foco principal são os moradores das comunidades. “O projeto pode até ajudar turistas, mas ele foi pensado e projetado para que os moradores possam encontrar serviços e comércios”, explicou o executivo.

Expansão massiva até o final deste ano

A projeção da Microsoft é expandir o projeto Na Área para 40 comunidades até o final deste ano ainda. O Rio de Janeiro, de acordo com a companhia, representa apenas a primeira etapa de um projeto em escala mundial focado em países emergentes.

A ideia, conforme mencionado, é facilitar o acesso à informação para bairros periféricos reduzindo as possíveis brechas existentes entre os locais de difícil acesso, como morros, becos e outras características dessas comunidades.

O que você achou da iniciativa da empresa de Bill Gates?

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Projeto da Microsoft prevê inclusão de favelas do Rio nos mapas do Bing