Pedal com sensor GPS pode rastrear atividades e evitar roubos de bikes

1 min de leitura
Imagem de: Pedal com sensor GPS pode rastrear atividades e evitar roubos de bikes

Pedalar é uma das melhores coisas que podemos fazer — seja para ir ao trabalho, faculdade, colégio ou mesmo para lazer. Mas infelizmente as bicicletas não possuem grandes dispositivos de segurança para que possamos fazer com que elas fiquem livre de ladrões. Por outro lado, diversas companhias continuam investindo em soluções que possam evitar — ou pelo menos amenizar — estas situações.

Durante a CES 2015, a francesa Connected Cycle estará mostrando exatamente isso para consumidores e imprensa. A empresa acaba de desenvolver um pedal com sistemas avançados de rastreamento, permitindo que os consumidores tenham acesso dinâmico a tudo o que acontece nas bicicletas. Isso pode ser utilizado para duas funções principais: rastreamento de atividades físicas e do próprio meio de transporte — graças a sensores GPS integrados.

Com essa tecnologia, o pedal pode ver o quanto cada pessoa pedalou em quilometragem e também em esforço. Além disso, quando o dono está longe da bicicleta e ela percebe que existe alguém acionando os pedais, uma notificação é enviada instantaneamente para o celular cadastrado — aí é só sair correndo e impedir o roubo ou lembrar que emprestou a bike para algum amigo.

A bateria utilizada no processo é carregada pelas próprias pedaladas, sendo que uma hora de exercício é capaz de manter a autonomia por mais de uma semana. Apesar de ser bem bonito e contar com apps integrados também elegantes, os pedais da Connected Cycle deixam um pouco a desejar na leveza, pois os pedais são bem mais pesados do que modelos comuns. Ainda não há previsão de quando eles serão vistos no mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.