Há cada vez mais pessoas que utilizam as bicicletas como meio de transporte efetivo, indo além do que muitos pensam quando dizem que elas são destinadas apenas ao lazer. Apesar de ainda haver muitas dificuldades na locomoção — conflitos com outros veículos, ciclovias e ciclofaixas insuficientes, por exemplo —, os grandes centros urbanos começam a se adaptar à propulsão humana.

Se você entendeu tudo o que acabamos de dizer, há grandes chances de que seja um ciclista e entenda perfeitamente os desafios que uma pessoa precisa enfrentar ao sair de casa com a bicicleta. E quem também está entendendo um pouco mais sobre isso é o Google Maps, que vai receber uma atualização nas versões Mobile para facilitar a vida dos ciclistas. Depois de trazer rotas para ciclistas, o serviço agora passará a contar com outro benefício.

As rotas calculadas também mostrarão os níveis de elevação das ruas que serão encontradas em cada uma das rotas. Ou seja, antes de sair de um local para chegar ao destino final, o Google Maps vai dizer qual a incidência de subidas naquele percurso — e o quão difícil será vencê-las.

Infelizmente, esta novidade será inicialmente disponibilizada apenas para os Estados Unidos. Mesmo assim, é importante lembrar que diversos outros recursos instalados no Google Maps e disponíveis no Brasil atualmente já passaram por etapas similares. Vai dizer que você não gostaria de saber exatamente quais as ruas que precisa evitar para conseguir chegar ao trabalho com o fôlego intacto?