Novara Gotham: a bicicleta com marchas infinitas

1 min de leitura
Imagem de: Novara Gotham: a bicicleta com marchas infinitas

Visual levemente retrô e muita tecnologia em uma só bicicleta (Fonte da imagem: Reprodução/POPSCI)

O que você acha de ter uma bicicleta com um número infinito de marchas? Se tal ideia ainda não havia passado pela sua cabeça, saiba que a Novara Gotham já veio ao mercado para revolucionar a forma como você anda sobre duas rodas — trata-se de uma bike que ajudará qualquer ciclista a ter constantemente a quantidade necessária de resistência quando estiver pedalando.

Para facilitar todo o processo, a Novara Gotham tira a preocupação em ir “clicando” entre as marchas no decorrer do caminho — agora, isso é ajustado de forma mais automática. Como resultado, ela não limitaria a sua desenvoltura, pois acompanharia o seu ritmo com uma resistência apropriada para cada situação.

Assim, esse sistema é continuamente variável e lhe permite adequar a bicicleta a seu gosto, sem ter mais aquele “sofrimento” de lidar com uma quarta marcha muito leve ou uma quinta muito pesada. Agora, será possível achar o meio termo. Além disso, segundo reportado pelo site POPSCI, toda essa tecnologia é interna, o que levaria a uma rara necessidade de reparo e a uma maior proteção.

Até Da Vinci está envolvido nessa história

Acredite: a Novara Gotham e suas marchas infinitas possuem uma ligação com Leonardo Da Vinci. Isso porque esse gênio italiano esboçou, em 1490, uma transmissão continuamente variável que nunca havia sido construída.

A NuVinci N360 tem suas raízes em esboços de mais de 500 anos atrás (Fonte da imagem: Reprodução/POPSCI)

No entanto, cerca de 500 anos depois, Donald Miller — um corretor de imóveis que virou inventor — utilizou a ideia de Leonardo Da Vinci para adequá-la às bicicletas. O resultado foi o sistema NuVinci, que passou por algumas modificações e aperfeiçoamentos desde então.

Hoje, a versão NuVinci N360 trouxe a possibilidade das marchas infinitas, o que proporciona mais praticidade e prazer a qualquer ciclista — pelo menos, para aqueles que consigam desembolsar cerca de 1300 dólares em uma Novara Gotham.

Fonte: POPSCI

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.