Review: testamos o monitor BenQ XL2720T, especialmente voltado para gamers

4 min de leitura
Imagem de: Review: testamos o monitor BenQ XL2720T, especialmente voltado para gamers

(Fonte da imagem: Divulgação/BenQ)

Após testarmos o imponente monitor BenQ XL2420T e os óculos NVIDIA 3D Vision 2 exatamente um ano atrás, chegou a hora de botarmos as mãos no modelo de 27 polegadas da mesma série e apontar sutis diferenças para quem busca perfeição na hora de descarregar balas em um shooter, pois essa linha é especialmente pensada para os gamers.

Trata-se de um monitor com tela widescreen em Full HD, diversas opções de ajuste, regulagens pré-programadas e, é claro, uma amplitude de visualização que dispensa comentários.

Conforme mencionado, o monitor XL2720T já vem certificado para a tecnologia NVIDIA 3D Vision, que permite que o jogador tenha ainda mais imersão em alguns jogos graças aos recursos 3D. Vale ressaltar que o kit com os óculos é um item vendido separadamente.

(Fonte da imagem: Divulgação/BenQ)

As especificações do monitor BenQ XL2720T são as seguintes:

  • Tamanho de tela: 27 polegadas;
  • Aspecto: 16:9 (widescreen);
  • Resolução: 1920x1080 (Full HD);
  • Contraste: 1.000:1;
  • Brilho: 350 cd/m²;
  • Tempo de resposta: 5 ms / 2 ms GTG;
  • Entradas: D-sub, DVI-DL (Dual Link), HDMI (2), DP 1.2, USB (4) e fones de ouvido;
  • Peso: 6,5 kg;
  • Consumo de energia: 24 W;
  • Preço médio: aproximadamente R$ 1,3 a 1,7 mil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também os detalhes dos óculos NVIDIA 3D Vision 2:

  • Receptor de sinal: ativo entre 45 centímetros e 4,5 metros;
  • Vida da bateria: 60 horas;
  • Peso: 56 gramas;
  • Preço médio: US$ 149 (óculos + kit emissor).

Aprovado

Assim como o modelo de 24 polegadas, as opções de regulagem de estrutura são ótimas

Regular a altura e o ângulo do monitor são tarefas muito simples para quem possui um XL2720T. A base desliza suavemente para cima e para baixo, permitindo que você encontre o posicionamento exato para que a tela fique exatamente na altura dos seus olhos – que é considerada a ideal. A mesma facilidade ocorre com os movimentos laterais, que podem ser realizados sem nenhum esforço.

Switch de configuração

Um dos diferenciais do monitor da BenQ é o fato de ele vir com uma espécie de switch que permite que você configure até três padrões distintos de ajustes de tela e acesse qualquer um deles com um único clique. Outra possibilidade é acessar os diversos menus de configuração da tela por meio do switch, fazendo com que ele funcione como um mouse adicional. A navegação pelos menus fica bem mais intuitiva e natural com ele.

(Fonte da imagem: Divulgação/BenQ)

Qualidade de imagem ótima para jogos, filmes e entretenimento

A tela LED com contraste de 1.000:1 proporciona uma qualidade de imagem estupenda. Os tons de cores são bastante vívidos e a sensação de luminosidade faz com que você perceba um brilho mais intenso em alguns momentos. A resolução em Full HD aliada ao formato de tela em 16:9 torna o monitor perfeito para assistir a filmes em alta definição e jogar games de praticamente qualquer gênero.

Percebemos uma sutil opacidade em alguns contrastes de verde e azul, mas nada que atrapalhe ou ofusque a experiência.

Menus e interfaces amigáveis

Localizar qualquer uma das opções de ajuste de cor, brilho ou saturação no monitor da BenQ é uma tarefa simples. A disposição das informações é clara e precisa e, se você preferir usar o switch, o trabalho fica ainda mais fácil. A quantidade de opções de ajuste é outro diferencial e certamente você não vai ficar na mão.

Reprovado

Design “quadradão” demais

Quando visto de frente, o modelo XL2720T se parece com um monitor comum (até demais), com um design quadrado e sem muitos atrativos. De imediato, ele não traduz as suas qualidades. Em outras palavras, digamos que sua bela configuração talvez não “combine” com seu design pouco arrojado. O único detalhe de acabamento que denota algo diferenciado está no suporte vertical ligado à base, que possui detalhes em vermelho e um recorte que facilita o transporte.

Conectores espremidos

Embora tenha muitas opções de conexão, infelizmente o posicionamento dos conectores é prejudicado por conta dos movimentos que podem ser feitos com a base do XL2720T. Ao baixar a tela, por exemplo, os cabos ficam espremidos e dobrados, o que pode danificá-los com facilidade com o decorrer do tempo.

A estética, por outro lado, não é prejudicada, pois os conectores ficam alocados de forma discreta e conferem elegância ao monitor.

(Fonte da imagem: Divulgação/BenQ)

Vale a pena?

Se você for um entusiasta dos games e tiver olho “chato” para imagens, com certeza vale a pena. Isso porque o monitor BenQ XL2720T é voltado especialmente para aqueles que desejam aprimorar sua experiência de jogo e aumentar a imersão da jogatina para um patamar mais profissional. A fabricação dessa linha contou até mesmo com o auxílio de veteranos em Counter-Strike!

Ainda que os eventuais problemas de design – hoje um quesito importantíssimo na aquisição de qualquer produto – possam incomodar alguns, a experiência final jamais é ofuscada. E não custa reforçar também que design é sempre uma questão de gosto. Portanto, há chances de você não ligar para esse aspecto e curtir o monitor da mesma forma.

As opções de regulagem da estrutura e os menus intuitivos são outro deleite à parte. Facilmente configuráveis, os ajustes se adequam a praticamente qualquer perfil de jogador e entregam contrastes que fazem jus à exigência dos mais rigorosos.

E, bem, as dimensões de um monitor de 27 polegadas oferecem a resolução de 1980x1080 para não dar margem a nenhuma queixa nesse sentido.

Fazendo-se um balanço dessas características, o monitor BenQ XL2720T se mostra um produto de excelente custo-benefício no mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.