O site Digital Citizen resolveu tirar uma dúvida crucial de quem usa bastante tablets ou notebooks sem cabo e depende da vida útil da bateria. Afinal, qual é o navegador que menos consome energia?

Para o teste, foram utilizados três produtos com Windows 10: um tablet Microsoft Surface Pro 3, um notebooks ASUS ZenBook UX305F de 13,3" e um híbrido Toshiba Portege Z20t-B de 12,5".

Os navegadores testados foram Firefox 41, Google Chrome 46, Opera 32, Microsoft Edge 20 e Internet Explorer 11 em configurações-padrão, sem extensões ou barras de ferramentas e com padrão de uso de energia "Balanceado" (para que a tela nunca desligue ou o PC entre em standby).

Resultados

No geral, o Internet Explorer e o Microsoft Edge fizeram a bateria durar por mais tempo nos três produtos, com o navegador antigo da Microsoft sempre em primeiro lugar — apesar de todos os problemas conhecidos de desempenho e segurança, claro. Em média, usar o IE ou o Edge em vez do Google Chrome faz você economizar entre meia hora e 59 minutos.

Isso porque o Chrome foi o último colocado com as três baterias, seguido de perto pelo Opera. O Firefox ocupou uma posição intermediária nos testes. Você pode conferir os valores completos do teste (em inglês) por aqui.

Um notebook com longa duração de bateria? Descubra no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: