Sim, quero! Tecnologia faz roteador WiFi alimentar a bateria do seu celular

2 min de leitura
Imagem de: Sim, quero! Tecnologia faz roteador WiFi alimentar a bateria do seu celular
Imagem: TechHive

Produzir baterias mais potentes, criar tecnologias mais eficientes e fabricar componentes que administram as cargas de uma forma otimizada têm sido alguns dos passos da indústria para lidar com a autonomia dos dispositivos mobile. A situação é tão delicada que não é raro que scams façam com que usuários acreditem que é possível carregar seu smartphone pelo micro-ondas – sério, não tente isso em casa. Porém, e se fosse possível recuperar a energia do seu telefone através do WiFi? Parece brincadeira, mas já é algo possível de ser posto em prática.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, desenvolveram uma tecnologia muito interessante para ajudar quem não desgruda do celular e está sempre conectado. Aparentemente, eles descobriram um método para fazer com que um roteador wireless seja capaz de carregar continuamente aparelhos mobile de todos os tipos – incluindo modelos top de linha com iOS, Android ou Windows Phone –, bastando que eles estejam dentro de um raio de até 8,5 metros dele.

A boa notícia é que isso não influencia em nada a performance do produto em distribuir conexão WiFi pelo ambiente, então o acesso à internet continua garantido enquanto o smartphone ou tablet está carregando. Para fazer a “magia” acontecer, o processo é relativamente simples, envolvendo basicamente o roteador, uma atualização de firmware e alguns sensores já presentes no item. Essas peças são as responsáveis por fazer com que o sinal RF seja convertido em energia DC para as baterias em tempo real.

Simples, fácil e (esperamos) barato

Para colocar a descoberta à prova, os pesquisadores configuraram seis roteadores ASUS RT-AC68U e os colocaram em seis diferentes lares para serem testados. Segundo os dados coletados, nenhuma das pessoas que experimentou o recurso sentiu qualquer tipo de problema com a conexão enquanto seus dispositivos eram carregados remotamente. “Otimizamos o roteador de modo que podemos entregar algo que, para o sensor, parece ser um fluxo constante de energia, mas sem impactar muito no seu WiFi”, explica Bryce Kellogg.

É interessante notar que o modelo de aparelho da ASUS escolhido por Kellogg e seus companheiros já é um pouco antigo, o que indica que praticamente qualquer roteador atual possa ser transformado em uma plataforma de recarga sem fio depois de um mero update de firmware. Vale notar que uma startup já entrou em contato com a universidade norte-americana para transformar a ideia em um produto de verdade a ser oferecido aos consumidores, o que deve acelerar ainda mais o processo de popularização da tecnologia.

E aí, pronto para deixar um pouco de lado os cabos USB, carregadores de tomada e power bank pesadões para manter o celular sempre ativo por conta do WiFi? Na teoria, isso pode fazer com que você se concentre mais em hardware e design na hora de escolher um novo dispositivo do que na capacidade da bateria de durar o dia todo. Deixe sua opinião sobre o novo recurso mais abaixo, na seção de comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.