Microsoft Research promete tornar mais úteis as baterias de smartphones

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft Research promete tornar mais úteis as baterias de smartphones

Durante a conferência MobiSys 2015, profissionais da Microsoft Research prometem apresentar novos descobertas capazes de tornar mais úteis e “viciantes” as baterias de aparelhos celulares. Entre os pontos que devem ser destacados pela empresa estão novas tecnologias que vão fazer com que você só precisa recarregar seu smartphone uma vez por semana.

“Queremos fazer uma mudança de paradigma”, afirma Ranveer Chandra, um dos principais pesquisadores envolvidos na iniciativa. “Em vez de fazer com que você conecte seu telefone todos os dias, queremos que você faça isso uma vez por semana”, explica.

Segundo ele, para isso acontecer não basta investir em baterias mais eficientes ou com carga aprimorada. É preciso combinar descobertas e evoluções nesse sentido com métodos que melhoram o desempenho energético das tarefas realizadas por dispositivos portáteis.

Diminuindo o consumo

Outro fator que vai ser tratado por Chandra e sua equipe é o alto consumo energético relacionado a tecnologias de compartilhamento de tela. A Microsoft desenvolveu três soluções diferentes que reduzem entre 29% a 61% o uso de eletricidade em aparelhos Android que dependiam do sistema Miracast.

As descobertas devem permitir que a empresa crie soluções que se aplicam a diversos outros cenários que envolvem o uso constante de conexões WiFi. “Estamos ficando viciados em nosso dispositivos”, afirmou o pesquisador. “Estamos com eles o tempo todo e queremos aproveitar cada vez mais a vida da bateria presente neles”.

A Microsoft Research também deve apresentar trabalhos relacionados a dispositivos vestíveis (ou werables) que envolvem a comunicação com a luz visível. Para completar, a companhia vai divulgar um estudo que prova que muitos aplicativos não exibem anúncios publicitários de maneira correta para atingir o público.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.