Supercapacitor pode carregar celulares e notebooks por vários dias

1 min de leitura
Imagem de: Supercapacitor pode carregar celulares e notebooks por vários dias

Tomando como base as camadas de uma cebola e o seu poder de indução às lágrimas nos seres humanos, cientistas estão desenvolvendo um modelo de supercapacitor que pode carregar baterias com mais potência, em menos tempo e com um custo menor.

Se comercializada, a novidade permitirá a recarga de uma bateria em questão de segundos e, acopladas às atuais baterias, pode fornecer energia suficiente para alimentar um telefone celular durante semanas ou um computadores durante vários dias.

Capacitores, assim como as baterias, armazenam energia. Em linhas gerais, a bateria armazenada dentro do seu celular realiza esse processo de maneira química que, posteriormente, é convertida em energia elétrica.

Pesquisa pode revolucionar a maneira como carregamos aparelhos

Esse processo de conversão é lento e é justamente por isso que as baterias de íon-lítio dos laptops e celulares podem durar dias, mas também demoram um bom tempo para carregamento. Já em um capacitor o processo é diferente.

Eles armazenam energia elétrica entre duas placas condutoras separadas por um isolante elétrico. Assim, um capacitor pode carregar e descarregar de maneira mais rápida que uma bateria, sendo ideais para dispositivos elétricos de consumo intenso, como flashes de câmeras, por exemplo.

Os supercapacitores podem armazenar muito mais energia que os seus homólogos tradicionais e são utilizados para abastecer pequenos dispositivos, tais como brinquedos e aeromodelos.

Como funciona

O novo supercapacitor começou a sua vida com um verdadeiro estrondo. Uma poderosa explosão, geralmente de TNT, converte o carbono contido nas moléculas de explosivos em uma folha fina de nanodiamantes. Os pesquisadores, então, transformaram os nanodiamantes em centenas de camadas de grafeno, todos agrupados conjuntamente.

Quando o grafeno é banhado em um eletrólito orgânico, pode descarregar até 200 volts a cada segundo. Se a tecnologia for otimizada, esse número pode ser ampliado diversas vezes. Isso seria o suficiente para carregar um telefone celular, laptop ou outro dispositivo elétrico quase que instantaneamente, e depois distribuir o poder a uma bateria de espera para o armazenamento de longo prazo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.