Quer uma bateria que não explode? Já estão trabalhando em algo assim

1 min de leitura
Imagem de: Quer uma bateria que não explode? Já estão trabalhando em algo assim

Baterias são componentes vitais para um dispositivo e, quando não funcionam muito bem ou acabam danificadas, podem provocar efeitos catastróficos (vide o caso do Galaxy Note 7). Entretanto, se um projeto feito por Mike Zimmerman, professor e diretor-executivo da Ionic Materials, der certo e se popularizar, talvez isso não seja mais um problema no futuro.

Em um novo episódio da série de documentário NOVA que você pode ver mais abaixo, temos a oportunidade de observar Zimmerman demonstrando um tipo de bateria que não explode mesmo após ser cortada ou furada várias vezes com uma chave de fenda. Mais impressionante, ela continua a fornecer energia para o aparelho (no caso do teste que você confere nesta notícia, um iPad).

Segundo o seu criador, essa bateria ganhou vida após ele substituir o líquido eletrolítico e o separador por um polímero de plástico especial que deixa a bateria mais sólida. Com isso, sai de cena o componente inflamável (o líquido eletrolítico) e entra algo capaz de retardar a ação do fogo caso algo mais grave aconteça com o componente.

Melhor e mais barata

Outro detalhe mencionado por Zimmerman é o fato de que a construção de tais baterias exige menos investimento se comparada aos modelos atuais. Isso acontece pelo fato de que o componente plástico utilizado nela é construído da mesma forma que sacos de lixo e outros materiais que precisam de grandes volumes de plástico. Com esse novo material, a bateria não entraria em curto-circuito, o que permitiria o uso de um eletrodo de metal que poderia duplicar a densidade da energia do alimentador.

Entretanto, ainda há alguns contratempos no caminho, como qual seria a aceitação desse tipo de bateria e o fato de que ele ainda precisa de parceiros para tornar esse projeto real. Em todo caso, ficamos na torcida para que tudo dê certo e tenhamos, em breve, baterias melhores e mais duradouras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.