Quando você precisa acessar um arquivo que está dentro de uma pasta do Sistema, normalmente precisa percorrer um grande caminho composto por atravessar diferentes menus e janelas. Outra solução para abreviar processos seria copiar o ícone “Computador” para a área de trabalho, mas ainda assim isso implicaria em ficar abrindo janelas até chegar ao documento desejado.

Existem alguns programas disponíveis no mercado que permitem que seus arquivos sejam abertos pela Barra de Tarefas ou a de Acesso Rápido, mas alguns deles possuem licença paga e outros modificam configurações que nem sempre são agradáveis.

No Windows Vista (e também no 7) há uma forma de deixar seus arquivos disponíveis a partir da Barra de Tarefas sem precisar instalar nenhum programa adicional. Tudo que você vai precisar fazer são alguns pequenos ajustes que serão mostrados detalhadamente abaixo.

Clique com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas do Windows e selecione “Barra de Tarefas” e “Nova Barra de Tarefas”.

Criando a nova Barra

Em seguida, escolha a pasta “Computador” e clique em “Selecionar Pasta”.

Escolhendo a pasta a ser adicionada

Pronto! Agora sempre que você precisar pode ter acesso as suas pastas do Sistema com apenas um clique.

Resultado final

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