Quadrofoil: um aerobarco silencioso, ecológico e muito bonito

1 min de leitura
Imagem de: Quadrofoil: um aerobarco silencioso, ecológico e muito bonito

Quadrofoil não causa poluição sonora nem ambiental. (Fonte da imagem: Divulgação/Quadrofoil)

Pense em um veículo parecido com um jet ski capaz de suportar dois passageiros em cabines individuais e de alcançar 40 km/h, ecológico e que praticamente não faz barulho. Pois essa é uma boa descrição do Quadrofoil, um aerobarco criado por jovens eslovenos e apresentado durante a exibição Internautica, ocorrida na última semana no país do leste europeu.

Movido a eletricidade, o veículo tem duas cabines individuais de 3 metros e se assemelha de fato a um jet ski moderno, com design arrojado e sendo muito mais eficiente. Ele alcança 40 km/h em completo silêncio, garantindo um transporte que não causa poluição sonora nem ambiental.

Segundo o Gizmag, uma das grandes vantagens do Quadrofoil é justamente a sua capacidade de causar um impacto ambiental nos ecossistemas das marinas. Ao contrário do que ocorre com outros veículos do gênero, este aerobarco não despeja litros de gasolina no mar enquanto é utilizado.

Para isso tudo, o equipamento conta com um motor elétrico de 3,7 kW e uma bateria de lítio de 4,5 kWh, capaz de armazenar energia para percorrer uma distância de 100 km. Sua carcaça é feita de fibra de carbono e Kevlar, o que proporciona um veículo leve, pesando apenas 150 kg.

Voando sobre a água

As asas do Quadrofoil permitem que ele “voe” sobre a água, sendo incomodado apenas por ondas com altura superior a 50 cm. Seus desenvolvedores garantem que este aerobarco não pode ser afundado, retornando sempre à superfície depois de encoberto pela água.

Fila de espera

Custando 15 mil euros, algo próximo dos R$ 38 mil, você precisa dar um sinal de 5 mil euros (cerca R$ 12 mil) para entrar na fila de espera por um “esportivo marítimo” desses. Isso porque o protótipo apresentado na Eslovênia semana passada fez tanto sucesso que 100 unidades serão produzidas até o final do ano.

Para 2013, a Quadrofoil (que também é o nome da companhia responsável pela criação do aerobarco) prevê a montagem de 10 mil novas unidades do veículo.

Fonte: Gizmag

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.