Piloto suporta 9 vezes o peso de seu corpo em 'teste da centrífuga' [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Piloto suporta 9 vezes o peso de seu corpo em 'teste da centrífuga' [vídeo]

O famoso e temido “teste da centrífuga” foi completado com sucesso por um piloto nesta semana. Ele se submeteu à força 9G por quatro vezes durante 1m30s – significa que o homem suportou até nove vezes o peso de seu próprio corpo sem desmaiar. O exame é realizado com o intuito de adaptar o corpo às eventuais condições apresentadas por caças ou por espaçonaves no momento de decolagem.

Conforme explica Jimmy Rollins (via Reddit), um estudante da escola de aviação norte-americana, é bastante raro que pilotos tenham de se submeter à força 9G. Ainda assim, e segundo observa o aspirante a piloto, “para alguém iniciante, 5G já parece ser uma tonelada”. De acordo com outro usuário do fórum online, a contração de todos os músculos oferece ao corpo uma resistência a mais 2G.

É por isso que, no correr do vídeo, o instrutor orienta o piloto a “apertar as pernas e a apertar o bumbum”. Acontece que a contração evita que o sangue seja expelido de uma vez para todas as extremidades e deixe então de chegar ao cérebro, o que pode levar o piloto a desmaiar.

Pilotos brasileiros já passaram pelo teste

Em novembro de 2014, dois capitães brasileiros também passaram pelo teste da centrífuga na Suécia. Gustavo de Oliveira Pascotto e Ramon Santos Fórneas se submeteram ao exame para obter certificação para pilotar o caça supersônico Gripen, que é capaz de atingir mais de duas vezes a velocidade do som.

“O que sentimos é parecido com o que sentimos durante um voo no nosso dia a dia, mas, durante o treinamento na centrífuga, é mais intenso e a carga G é muito alta e atingida rapidamente, além de termos que ter condições de suportá-la por até 15 segundos”, comentou Michael Lundquist, comandante da escola sueca, em entrevista ao G1.

Você acha que conseguiria passar pelos testes de resistência executados por pilotos? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.