A Eurocopter, empresa fundada em 1992 e consolidada como a principal fabricante de helicópteros civis do mundo, já lançou aos ares o X3, um helicóptero híbrido que tem asas de avião de curta envergadura e três hélices com cinco pás cada. De acordo com a empresa, o helicóptero poderá voar seguramente a uma velocidade de 400 Km/h.

O primeiro voo da aeronave ocorreu no dia 6 de setembro, no centro de testes de Istres, da Délégation Générale de l’Armement, no sul da França. O X3 pretende ser o concorrente europeu ao X2, da Sikorsky, um helicóptero desenvolvido pela empresa americana e que alcançou a velocidade de 463 Km/h em 15 de setembro.

As velocidades alcançadas pelas duas aeronaves são impressionantes, já que um helicóptero comum pode voar entre 240 e 260 Km/h.

O X3, da Eurocopter, poderá voar até 400 km/h

Uma característica interessante do X3 é a ausência do rotor da cauda, parte do helicóptero que evita que a aeronave gire em torno do próprio eixo. A solução da Eurocopter para ganhar mais velocidade foi substituir esse rotor por dois outros rotores que giram em direções opostas e estão posicionados nas asas um pouco acima da cabine.

O X3 poderá ser usado em missões de buscas e resgates de longa distância, patrulhamento de fronteiras, operações de guarda costeira e até para o transporte de passageiros entre uma cidade e outra. Além disso, a aeronave também poderá ser adaptada para missões militares, já que possui as vantagens da velocidade acima da média combinada com pouso e decolagem na vertical e a possibilidade de voo pairado.