Aviões A320 terão tecnologia de cabine para evitar excursões de pista

1 min de leitura
Imagem de: Aviões A320 terão tecnologia de cabine para evitar excursões de pista

(Fonte da imagem: Divulgação/Airbus)

A Avianca equipará 21 de suas aeronaves da Família A320 com o Runway Overrun Prevention System (ROPS) da Airbus. Esta tecnologia a bordo da cabine de comando aumenta a conscientização situacional dos pilotos durante a aterrissagem, reduz a exposição ao risco de excursão de pista e, se necessário, oferece proteção ativa.

Excursões de pista são a causa número um de acidentes na aviação comercial no mundo. O sistema ROPS, patenteado pela Airbus, calcula as distâncias mínimas de aterrissagem no voo e parada em terra e as compara com as distâncias de aterrissagem disponíveis em tempo real. O sistema combina dados sobre meteorologia, condição da pista e topografia, além de peso e configuração da aeronave.

Dependendo da análise resultante, o ROPS pode acionar chamadas e alertas imediatos para os pilotos, auxiliando a tripulação no processo de tomada de decisão para arremetidas ou na aplicação de frenagem em meio à aterrissagem.

“A incorporação do Runway Overrun Prevention System (ROPS) em 21 aeronaves da frota de Airbus da Avianca dará aos pilotos as informações de que precisam para tomar as melhores decisões para uma aterrissagem segura no menor tempo possível”, observa o presidente da Avianca, Fabio Villegas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.