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Transportes

Avião com motor elétrico pode economizar combustível e diminuir atrasos

Além de diminuir a poluição no ambiente, projeto faz com que aeronaves tenham melhor rendimento.

schedule24/06/2013, às 07:57

Avião com motor elétrico pode economizar combustível e diminuir atrasosFonte:

Imagem de Avião com motor elétrico pode economizar combustível e diminuir atrasos no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Wired)

A Paris Air Show está cheia de novidades para quem é apaixonado por aviação e, embora os grandes astros dessa edição tenham sido os drones, soluções inteligentes para companhias aéreas também ganharam destaque na feira.

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Uma das inovações mais interessantes vistas por lá foi o projeto Electric Green Taxiing System (EGTS), que usa motores elétricos para o taxiamento de um Airbus A320 e seria capaz de economizar um sexto do combustível utilizado antes em terra, o que significaria uma média de 700 litros em um dia (para o A320 ou o 737 da Boeing).

Os motores ficam ligados às rodas do avião e a economia acontece por acabar com a necessidade de ativar o motor principal antes da decolagem. Além disso, o sistema seria capaz de economizar tempo, já que os pilotos passam a ter mais autonomia e não precisam esperar por rebocadores, o que em muitos casos causa atrasos nos voos.

De acordo com Olivier Savin, da Safran, empresa responsável pelo projeto, o EGTS pode fazer com que o tempo para taxiamento seja reduzido pela metade. O sistema utiliza dois motores de 50 kVA (~67 hp) montados entre as duas rodas do trem de pouso principal, abaixo das asas, mas apenas a roda externa está conectada ao motor. A alimentação é fornecida pela unidade auxiliar de potência, que é utilizada em aviões para fornecer energia antes da decolagem.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wired)

Ao todo, a economia de combustível pode chegar a 4% ao longo do ano, no entanto isso exige que as companhias abram mão de 660 quilos na aeronave, peso de todos os equipamentos para que o EGTS funcione.

No entanto, os criadores do sistema sabem que o EGTS não é uma alternativa inteligente para aviões que percorrem longos trajetos, já que a economia de combustível acaba sendo pequena em relação a todo o voo, o que não justificaria o peso carregado ao longo do trajeto.

De qualquer forma, a Safran já está negociando com fabricantes de aeronaves para que o sistema seja instalado em aviões que percorrem pequenos trechos, em que o tempo diário de taxiamento seja grande.

Desde que o EGTS foi apresentado ao mercado, diversas demonstrações já foram feitas, incluindo manobras como giros de 360º sob diferentes condições de pista, provando a estabilidade do sistema. O próximo passo será dado agora, com a demonstração de manobras em alta velocidade.