ASTRAEA: tecnologia permite o voo de aviões comuns sem pilotos [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: ASTRAEA: tecnologia permite o voo de aviões comuns sem pilotos [vídeo]

Você voaria em um avião sem piloto? Pois um grupo de engenheiros desenvolveu uma tecnologia, chamada ASTRAEA, que conseguiu realizar exatamente essa façanha, em um voo de incríveis 800 quilômetros. Se você não acredita, é só ver o vídeo acima, que registrou o trajeto feito por uma aeronave com o sistema.

Como funciona

O ASTRAEA é, basicamente, um sistema que permite o controle de uma aeronave remotamente, de maneira semelhante à que é feita em jatos não tripulados militares – com a diferença de ser criado para aviões de passageiros. O piloto verdadeiro está monitorando tudo através da torre de controle.

Ao mesmo tempo, o programa não é completamente dirigido por humanos: o ASTRAEA conta com um sistema de detecção de objetos, capaz de identificar qualquer ameaça próxima do avião. Encontrando um problema, ele realiza manobras para desviar do perigo; a tarefa de reestabelecer a rota, por sua vez, fica a cargo do piloto.

Apesar de parecer uma ideia arriscada em alguns sentidos, o objetivo do ASTRAEA, segundo o NewScientist, não é o de acabar com a necessidade de humanos dentro da cabine. Muito pelo contrário: graças a ela, é possível ter um segundo método de controle do veículo, caso necessário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.