Força Aérea Americana testa avião que pode atingir seis vezes a velocidade do som

1 min de leitura
Imagem de: Força Aérea Americana testa avião que pode atingir seis vezes a velocidade do som
Avatar do autor

Conceito da aeronave (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

As Forças Armadas dos Estados Unidos estão testando uma nova aeronave que pode revolucionar o que conhecemos sobre velocidade. O X-51A Waverider da Boeing não é um avião comum, pois possui formas bem diferentes do que estamos acostumados. Mais do que isso, ele atinge velocidades muito maiores do que qualquer pessoa já imaginou poder ser real.

Quer saber qual é a velocidade do X-51A Waverider? São mais de 7.350 km/h, o que significa seis vezes a velocidade do som — o que também pode ser chamado de “Mach 6”. Até agora, os testes já mostraram velocidades de até 5.880 km/h (Mach 4,8), mas novos ajustes ainda podem deixar o equipamento mais poderoso.

O problema é que ainda não existe muita estabilidade no sistema. Nos últimos testes realizados em agosto, a aeronave só conseguiu se manter no ar por 15 segundos antes de cair no oceano. Em breve, novos testes devem ser realizados para que os últimos ajustes sejam verificados. Vale dizer que não existem fotos do protótipo porque elas ainda não foram liberadas pela Força Aérea dos Estados Unidos.

Fonte: ABC News

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Força Aérea Americana testa avião que pode atingir seis vezes a velocidade do som